Ceasa Ceará disponibiliza dados para produção planejada de hortícolas

29 de abril de 2013 - 15:24

No “Histórico de Ofertas”, disponível no site, é possível acessar, para todos os hortigranjeiros comercializados, os dados mensais e anuais sobre o produto, a origem, o volume e os valores

 

 

  

A Ceasa Ceará passou a disponibilizar em seu endereço eletrônico mais uma série de informações para estudos e análises. No menu principal, clicando em Histórico de Ofertas, é possível acessar para cada oferta os dados mensais e anuais sobre o produto, a origem (estado, micro-região, município), o volume em toneladas e os valores em reais comercializados.

 

A novidade é que o pesquisador pode encontrar informações sobre todos os produtos ofertados, o que antes acontecia apenas para os principais. Para o engenheiro civil e especialista em projeto, construção e operação de mercados, Ivens Mourão, ao baixar essas informações o interessado pode desenvolver os mais diversos estudos sobre sazonalidade, variação ao longo da série histórica, oportunidade de mercado, dentre outros.

 

Para o Especialista, há ainda a possibilidade de planejar a produção a partir da análise dos arquivos. “Por exemplo, eu quero produzir melão. O banco de dados informa se a minha cidade ou micro-região é ofertante ou não; qual é o porcentual de participação no mercado; quem são os concorrentes; e quais aqueles que estão a uma distância maior que a minha. A análise pode ser feita ao longo do ano para conhecer a sazonalidade e melhor época de entrar no mercado. Com isso, planejo a minha fatia de mercado e, em seguida, vou à Ceasa para conversar com os atacadistas, visando fechar contratos. Somente então, vou lançar a semente no solo. Chama-se produção planejada”, explica Ivens Mourão.  

 

As informações já disponibilizadas em planilha Excel correspondem aos dados referentes à oferta da unidade de Maracanaú, nos anos de 2002 a 2012 . A alimentação dos dados de 2013 já está sendo providenciada e, futuramente, serão inseridas as unidades da Ibiapaba e Cariri e a digitalização das informações antigas, contabilizadas desde 1972, ano que o primeiro entreposto foi inaugurado.  

 

Serviço:

www.ceasa-ce.com.br