Confira os benefícios do morango para a saúde

10 de setembro de 2019 - 11:52

Helena Demes Assessoria de Comunicação e Marketing - Ceasa-CE Tel: (85) 3299-1701

O morango é uma fruta vermelha de origem européia, apresentando várias espécies,  sendo a fragaria a mais comum e cultivada em várias partes do mundo. Além de ser uma fruta pouco calórica, apresentando cerca de 38 calorias por 100 gramas de morango, é rico em vitaminas vitamina C, A, E, B5 e B6.

Os principais minerais presentes no morango são: Cálcio, Potássio, Ferro, Selênio e Magnésio. A fruta também é rica em flavonóides, importante agente antioxidante no organismo dos seres humanos. Outra característica nutricional importante do morango é que ele possui boa quantidade de fibras alimentares (cerca de 2,5 gramas de fibras por 100 gramas de morango).

Dentre os principais benefícios do consumo de morangos para o organismo podemos citar: fortalecimento do sistema imunológico, auxílio no bom funcionamento do sistema digestivo, ação anti-inflamatória, auxilio no processo de cicatrização de ferimentos, entre outros.

O morango é também uma fruta rica em antioxidantes, como antocianinas e o ácido elágico, que conferem outros benefícios para a saúde, tias como combater o envelhecimento da pele, ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, melhorar a capacidade mental, prevenir o câncer e ajudar a combater inflamações.

Além disso, o morango também tem fibras que combatem a prisão de ventre e a “zeaxantina“, uma substância importante para a saúde dos olhos. Na culinária, o morango é muito usado na produção de sucos, sorvetes, bolos, tortas doces e geleias. O morango pode também ser consumido como vitamina, misturado na gelatina, com iogurte, nos cereais no café da manhã ou na salada de frutas, por exemplo.

No entreposto da Ceasa em Maracanaú, o morango é encontrado a R$ 20,00 o quilo.