Quem é quem

 

Presidente

Presidente

JOSÉ LEITE GONÇALVES CRUZ

José Leite Gonçalves Cruz nasceu em Aurora (CE). Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialização em Administração Financeira pela Universidade de Fortaleza, especialização em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral(MG), Mestrado em Negócios Internacionais pela Universidade de Fortaleza, especialização em Desenvolvimento Regional Sustentável – MBA – DRS pela Universidade Federal de Lavras (MG). Concluiu o curso de Formação de Tutores em educação à Distância pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Professor convidado do Centro de Ensino Superior do Nordeste – UNICE, onde lecionou as disciplinas Teoria e Prática de Criação de Negócios e Comércio Exterior. Educador corporativo do Banco do Brasil no curso de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS). Durante 32 anos foi funcionário do Banco do Brasil, onde exerceu diversos cargos comissionados em cidades como Brasília, Fortaleza (onde trabalhou na Superintendência do Estado do Ceará), Barbalha, Santana do Cariri e Camocim. Foi gerente de agência por mais de 10 anos, tendo se aposentado na gerência geral da agência do Banco do Brasil – Barão de Aracati – Fortaleza (CE).

Possui vasta experiência na área de Administração, com ênfase em Finanças e destaque para temas como Exportações, Pequenas e Médias Empresas, Empreendedorismo e Desenvolvimento Regional Sustentável.

De março de 2007 até janeiro de 2008, exerceu a função de Coordenador de Planejamento e Gestão da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA). De janeiro a dezembro de 2008 exerceu o cargo de presidente do Instituto Agropolos do Ceará, entidade vinculada à SDA. De 01 de janeiro de 2009 até 31 de dezembro de 2016, foi Prefeito municipal da cidade de Barbalha (CE), exercendo dois mandatos consecutivos, obtidos através de voto popular.

De abril de 2018 a junho de 2020, exerceu a função de Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA).