Safra do pequi chega aos mercados

8 de novembro de 2012 - 15:49

A colheita do fruto segue por três estados nordestinos e será realizada no sul do Ceará a partir de fevereiro, mas a oferta já chegou aos mercados

 

O pequi, fruto do pequizeiro, é nativo do cerrado brasileiro. Muito utilizado na culinária da região Nordeste, o fruto, de sabor marcante, pode ser consumido cozido, puro ou como tempero nas comidas caseiras.

De cor verde, quando maduro, possui em seu interior um caroço revestido por uma polpa macia e amarela, a parte comestível. Da polpa pode se extrair também o azeite de pequi, um óleo usado para condimento e na fabricação de licores.

 

A grande colheita nordestina acontece em um ciclo de três etapas, englobando as produções dos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco. “Inicialmente, a partir do final de outubro, a produção começa nas regiões serranas do Piauí, no meio Norte. Depois se estende em sentido anti-horário para a Chapada do Araripe e termina nas zonas produtoras pernambucanas ”, explica Odálio Girão, analista de mercado.

 

Nesse mês, o pequi chega aos mercados cearenses ainda do Piauí e está sendo comercializado em uma caixa com cem frutos, que custa em média R$35. A próxima colheita é esperada para fevereiro do próximo ano, chegando do sul do Ceará.

 

 

Raissa Karen – (85) 3299.1701 | 8803.5121

imprensa@ceasa-ce.com.br

 Twitter: @ceasace