Diagnóstico ambiental sobre o entreposto de Maracanaú é entregue ao presidente da Ceasa-CE

20 de março de 2018 - 03:00

O presidente da Ceasa-CE, Maximiliano Quintino, recebeu na manhã desta terça-feira (20) no entreposto de Maracanaú, os representantes da empresa Technoacqua, Valter Braga, Thiago Medeiros e Nadine Botelho, para apresentarem um diagnóstico sobre os aspectos e impactos ambientais gerados pelas atividades da empresa. Também participou do encontro o diretor técnico – operacional da Ceasa-CE, Célio Cavalcante.

O diagnóstico foi realizado com base em visitas feitas pelos representantes da Technoacqua ao entreposto de Maracanaú em fevereiro deste ano, que analisaram itens como a dinâmica de funcionamento e o horário; dia de maior fluxo de permissionários, clientes e caminhões; a geração de resíduos sólidos e a disposição de contêineres; a estrutura física dos galpões de venda e distribuição de frutas/legumes; os usos da água e a geração de efluentes; e a utilização da energia elétrica.

Na ocasião, também foi apresentado um Plano de Gestão Ambiental que faz parte de uma integração e busca da organização pela excelência ambiental, no quadro da prevenção e melhoria contínua do seu desempenho, com vista ao alcance do desenvolvimento sustentável.

 

 

Um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos também foi apresentado durante a reunião, mostrando tópicos que podem contribuir para a adoção de tal prática, tais como: a Não Geração; a Redução; a Reutilização; a Reciclagem; o Tratamento dos Resíduos Sólidos e Disposições Finais.

Outro ponto de destaque da apresentação foi sobre o Tratamento de Efluentes Líquidos, alternativa para o reuso da água através de captação da água das chuvas; estação de tratamento de efluentes e utilização de água do sistema de ar condicionado.

Para Maximiliano Quintino, os pontos principais da auditoria ambiental feita pela Technoacqua dizem respeito à energia, água, lixo e legislação. “Dentro deste contexto é que partiremos para o planejamento do sistema de gestão e educação ambiental, o que considero primordial em especial para a questão do lixo. Se não tivermos esse processo de educação ambiental junto a todas as pessoas que circulam pela Ceasa-CE e, principalmente, permissionários e fornecedores, dificilmente chegaremos a algum lugar nessa questão, que é o ponto de partida para todas as demais”, explicou o presidente da Ceasa-CE.

Helena Demes

Assessora de Comunicação e Marketing – Ceasa-CE

Tels: (85) 3299-1701