Tecnologia e inovação na produção de hortaliças na Serra da Ibiapaba

20 de julho de 2017 - 03:00

 

O comerciante Antônio Alves Gomes, conhecido como Antônio Pirrita, morador do município de Tianguá, na Serra da Ibiapa é um dos maiores produtores de hortaliças da região e abastece os entrepostos da Ceasa em Maracanaú e Tianguá com as variedades de alface: crespa, roxa e americana. Além da força de trabalho, o diferencial da produção de Pirrita é a tecnologia utilizada: hidropônica.

Antônio Pirrita explica que a técnica tem diversas vantagens dentre elas o fato de não precisar usar agrotóxicos, economia de água, já que as hortaliças são irrigadas pela raiz por meio de canos, e a redução de custos. “A água é trocada a cada 10 dias e as hortaliças ficam limpinhas, pois são produzidas em estufas e proporcionam mais saúde para o consumidor”, ressalta Pirrita.

Ele afirma que antes de utilizar esta técnica na plantação produzia cerca de 15 mil unidades por mês, agora consegue produzir até 60 mil. As hortaliças são limpas ensacadas e saem da produção já com o código de barras. Além da Ceasa, Pirrita revende seus produtos para redes de supermercados em Fortaleza, Sobral e também em Teresina no Piauí.


 

Assessoria de Comunicação da Ceasa Ceará

Karla Camila

imprensa@ceasa-ce.com.br

3299-1701