Ceasa estuda implantação do Programa da Sopa

9 de dezembro de 2015 - 17:04

O reaproveitamento dos alimentos é a chave para diminuir ou acabar com o tão temido desperdício nas centrais de abastecimento. Com o objetivo de utilizar produtos que poderiam ir para o lixo, mas que ainda estão em condições alimentícias, a Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa/CE) elabora um programa de beneficiamento dos alimentos para a produção de sopas. No último dia 2 de dezembro, o presidente da Ceasa Reginaldo Moreira e assessores visitaram a indústria de alimentos Serlares, em Maracanaú. A empresa propôs parceria para colocar em prática o que ainda é projeto.

A ideia do Programa da Sopa é um sonho antigo do presidente Reginaldo Moreira. O gestor acredita que por meio desta iniciativa será possível reaproveitar, anualmente, toneladas de hortigranjeiros, além de ajudar a população carente que vive do entorno da Ceasa Maracanaú. Diante da importância do projeto, o empresário Edilson Texeira Júnior, sócio-proprietário da empresa Serlares, propôs parceria para colocar em prática o programa.

Odálio Girão, analista de mercado da Ceasa, explica que o Programa da Sopa é uma ramificação de um projeto maior que também está sendo analisado e elaborado pela CEASA: o Banco de Alimentos. A ideia é que os produtos que não forem comercializados no entreposto de Maracanaú, mas são próprios para o consumo, sejam doados pelos produtores e atacadistas do entreposto. Após a seleção e higienização serão processados e transformados e distribuídos para instituições filantrópicas cadastradas.

“O Banco de Alimentos é importante instrumento de luta contra os desperdícios e de combate à fome. No entanto, esse desafio é de responsabilidade de toda sociedade brasileira e exige compromisso de todos. Diante da atual situação econômica do País é preciso recorrer a fontes alternativas de alimentação disponíveis no mercado, uma vez que as tradicionais deixaram de ser possíveis para a grande maioria da população”, ressalta Odálio Girão.

O presidente Reginaldo Moreira acredita que além de colaborar para uma melhor qualidade de vida daqueles que residem nas proximidades da Ceasa, o programa da sopa contribuirá para a diminuição das desigualdades sociais, estimulará uma alimentação rica em nutrientes e colaborará com a segurança alimentar da população. “Para alcançar a meta, a Ceasa espera contar com parcerias de empresas privadas, entidades sociais, voluntários e Governo do Estado. Acredito que esse programa vai ser um diferencial da nossa centrais de abastecimento, pois vamos atuar em duas áreas: sustentabilidade e responsabilidade social”, destaca.

Assessoria de Comunicação da Ceasa Ceará

Karla Camila Sousa

imprensa@ceasa-ce.com.br

85-32991701