Setor de Flores cresce 11% em um ano no Ceará

6 de maio de 2015 - 18:58

 

Em busca de maior variedade e melhores preços, muitos consumidores apostam nas feiras temáticas. Uma delas é a tradicional Feira Flor e Artesanato Dia das Mães, promovida pela Ceasa

Apesar da crise econômica, o setor de floricultura do Ceará segue em franco crescimento no Ceará. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), de 2013 para 2014, o aumentou em 11% seu faturamento, passando de R$ 141,125 milhões para R$156,933 milhões.  O resultado coloca o mercado cearense como o oitavo no Brasil, em valores comercializados.

Esse desempenho deve ser potencializado em virtude da comemoração do Dia das Mães, uma vez que as flores representam 7,3% das intenções de compra do fortalezense, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio-CE).

Em busca de maior variedade e melhores preços, muitos consumidores apostam nas feiras temáticas, comuns neste período. Uma delas é a tradicional Feira Flor e Artesanato Dia das Mães, promovida pela Ceasa, que chega a sua 31ª edição este ano.

O Coordenador do Setor de Floricultura do Instituto Agropolos do Ceará, Alexandre Maia, destaca que, para os produtores, a feira representa uma importante oportunidade de divulgação de produtos e de fechamento de parcerias.

“A feira estimula o consumo, pois o produtor realiza negócios diretamente com o consumidor final, sem a necessidade de atravessadores. Isso barateia o custo dos produtos e ajuda a divulgar ainda mais o produto ‘flor’ junto à população”, afirma Alexandre.

Ainda segundo o coordenador do Agropolos, atualmente, destacam-se no mercado cearense a produção de rosas, na região da Ibiapaba, e de Crisântemos, tanto na serra de Ibiapaba como na região serrana do Maciço de Baturité.

“O cultivo de flores e folhagens tropicais, forte no Maciço de Baturité, também é muito importante para o Ceará”, finaliza.

Feira

A 31ª Feira Flor e Artesanato Dia das Mães, promovida pela Ceasa-Ceará e pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), começa nesta quinta-feira (7), no entreposto de Maracanaú, e segue até o sábado (9).

A feira é uma oportunidade para a comercialização e divulgação da cultura produtora de flores no Estado do Ceará. Neste ano, o evento acontece em parceria com a  Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Secretaria Municipal de Saúde de Maracanaú e com o Instituto Agropolos do Ceará.

Serviço:

Feira Flor e Artesanato Dia das Mães

Data: 07 a 09 de maio de 2015

Horário: 7h às 13h

Local: Ceasa/Maracanaú

Entrada: gratuita

 

Assessoria de Comunicação da Ceasa Ceará

Karla Camila Sousa

85-32991701

imprensa@ceasa-ce.com.br

 

Assessoria de Comunicação do Instituto Agropolos

Hermínia Vieira

85-31011670

herminia@intitutoagropolos.org.br