Ceasa: 42 anos de sucesso

11 de novembro de 2014 - 14:13

No último domingo, 9 de novembro, a Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa/Ceará) completou 42 anos de história. Inaugurada em 1972, a Ceasa está há mais de quatro décadas em Maracanaú abastecendo todos os municípios do Estado. Atualmente, o espaço é composto por cerca de 1.700 produtores cadastrados, 300 empresas instaladas e mais de mil permissionários. A Ceasa registra uma população flutuante de 15 mil pessoas por dia e gera mais de 10 mil postos de trabalho.

Tudo começou em 1969, quando o Governo Federal, dando execução às prioridades estabelecidas quanto à modernização do sistema de abastecimento, aprovou diversos instrumentos básicos e mecanismos operacionais, visando a construção de Centrais de Abastecimento e Mercados Terminais para a comercialização, em grande escala, de produtos perecíveis: hortigranjeiros e pescados.

A Ceasa foi mais um fruto do Programa Nacional do Controle de Abastecimento de Produtos Hortigranjeiros, implantado pelo Sistema Nacional de Centrais de Abastecimento (Sinac), órgão do Governo Federal. O Decreto Federal nº 70502/72 determinou que as Ceasas atuassem na atividade de centralizar o comércio de hortigranjeiros, cabendo à Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal) gerir as centrais estaduais. Instituída no governo de César Cals, com o objetivo de centralizar a distribuição da produção do setor, fez parte do grupo das 21 centrais construídas pelo Sinac.

A comercialização de hortigranjeiros cearense, antes concentrada em pequenos mercados nas imediações do Centro de Fortaleza, foi transferida para terras do município de Maranguape e mais tarde tornou-se parte do distrito industrial de Maracanaú. O equipamento contou, inicialmente, com cinco galpões permanentes e um galpão não-permanente, onde foi comercializado o volume de 12.000 toneladas apenas nos três primeiros meses de funcionamento. No ano seguinte, em 1973, alcançou 70.000 toneladas de hortigranjeiros. Este ano, a previsão é de que a Ceasa movimente 520 mil toneladas.

Atualmente, a Centrais de Abastecimento do Ceará conta com três unidades de abastecimento distribuídas nos municípios de Maracanaú, Tianguá e Barbalha. A Ceasa Ceará é presidida pelo geógrafo e bacharel em Direito Antônio Reginaldo Costa Moreira e tem como diretores: Oscar Saldanha do Nascimento (Diretor Administrativo Financeiro); José Célio Cavalcante Filho (Diretor Técnico) e Eduardo Aragão Albuquerque Júnior ( Diretor Comercial).

 

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação da Ceasa

Karla Camila

imprensa@ceasa-ce.com.br

85-3299-1701