Mais laranja, por favor!

24 de junho de 2014 - 12:22

Além da famosa vitamina C, a laranja também oferece ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, substâncias antioxidantes, antitumores e ainda colabora no controle do colesterol.

Suco, bolo, sobremesas, chá, entre outras infinidades de receitas podem ser feitas com a laranja. Mas a utilidade desta fruta vai muito além da gastronomia, ela também gera benefícios para a saúde. A laranja é uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros, inclusive pelos cearenses, tanto que na Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa-Ceará) ela está no topo do ranking, ficando em primeiro lugar na comercialização, com 56.602,43 toneladas somente no ano de 2013. 

Além da famosa vitamina C, a laranja também oferece ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Contém fibras, pectina (fibra solúvel que ajuda a controlar o nível de colesterol no sangue) e flavonóides, ações anti-inflamatória, hormonais, anti-hemorrágias, anti-alérgicas e até mesmo para evitar o aparecimento do câncer. Todas essas substâncias aumentam o valor nutritivo da laranja. 

Os principais benefícios da laranja são suas propriedades antioxidantes. Existem mais de 170 diferentes tipos de fotoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides que apresentam propriedades antiinflamatórias, antitumor e inibem a formação de coágulos no sangue.

O suco tem potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial. Possui também betacaroteno, um renovador celular, e vitamina C, que facilita a absorção do ferro (de alimentos como feijão). O consumo da vitamina C também faz bem à pele.Para aproveitar o máximo dos nutrientes do suco de laranja, a recomendação é fazer o suco no liquidificador ou em uma centrífuga (que aproveita o suco da laranja inteira). Se você espremer a laranja, a maioria dos nutrientes não serão aproveitados. 

Bagaço da Laranja

É no bagaço da laranja que são encontrados a maior parte das fibras. Além disso, na parte branca encontra-se a pectina. Na boca ela insere-se nos sulcos gengivais e previne contra cárie dentária. No estômago, ela aumenta o volume do alimento, causando sensação de saciedade. No intestino grosso, a pectina é fermentada e produz uma substância que previne contra câncer do intestino grosso. O bagaço da laranja também estimula o funcionamento do intestino, ótimo para aqueles com intestino preso. 

Origem do fruto 

A laranja comercializada na Ceasa Ceará e também nos grandes supermercados de Fortaleza não é proveniente do Ceará, é o que afirma o Analista de Mercado da Ceasa, Odálio Girão. De acordo com ele, em 2013, Sergipe liderou com 43,3% o envio do fruto para Estado,por meio dos municípios de Boquim, Cristinápolis, Umbaúba e Tomar do Geru. 

Em segundo lugar na oferta do produto está São Paulo, com 29,9% do total fornecido no mercado local, por meio dos municípios de Araraquara, Monte Azul Paulista, Lucianópolis, Vista Alegre do Alto, Cajuru, Aguai, Monte Alegre do Alto, Agudos e Bauru. 

Ainda de acordo com Odálio Girão, o estado da Bahia também envia laranja para o Ceará por meio dos municípios de Rio Real, Ibicoara, Mucuge, Juazeiro da Bahia e Inhambupe.

Tipos de Laranja

Laranja Baía

A laranja baía também é chamada de laranja de umbigo, devido a sua saliência na parte inferior. Seu sabor é um pouco ácido, por isso seu suco pode ser misturado ao de outros tipos de laranjas. É a laranja com maior quantidade de vitamina C que existe.

Laranja da terra

A laranja da terra também é conhecida como laranja cavala, e laranja azeda.  Possui um sabor ácido e é indicada para preparação de doces.

Laranja lima

A laranja lima é a menos ácida, sendo indicada para bebês ou para quem tem problemas no estômago. 

Laranja Seleta

Tem sabor adocicado e pouco ácido, é indicada para sucos ou ao natural. 

Laranja Pêra

É uma das laranjas mais populares do Brasil, tem sabor adocicado e é excelente para sucos, ao natural ou ainda no preparo de doces. 

Laranja Barão

È parecida com a laranja pêra, porém menor e de cor mais clara. Ela é indicada para preparo de sucos e doces.

 

Assessora de Comunicação

Karla Camila

85-88174743

85-32991701

imprensa@ceasa-ce.com.br