Ceasa realiza ação contra Dengue

29 de maio de 2014 - 16:07

A dengue é uma doença perigosa e quando manifestada da forma grave pode matar. Com o objetivo de prevenir e alertar sobre a doença a Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa/CE), por meio da equipe de Comunicação e Marketing em parceria com os profissionais do posto de saúde, realizará da próxima segunda-feira, 2 de junho, uma ação nos galpões do entreposto de Maracanaú.

Durante o evento serão distribuídos panfletos e cartilhas. Os permissionários e clientes da Ceasa também poderão esclarecer dúvidas com a enfermeira Eveline Castro, coordenadora do posto de saúde da Ceasa. Haverá também alertas sobre a doença durante todo o dia na rádio Ceasa.

A ação foi motivada pelos inúmeros casos de Dengue que surgiram no Ceará este ano. Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do estado do Ceará (Sesa), dos casos notificados em 2014, foram confirmados 3.002 em 83 municípios Destacam-se os municípios de Umari, Tauá, Pereiro, Alto Santo, Brejo Santo e Campo Sales com incidência acima de 300 casos por 100.000 habitantes.

Foram confirmados 56 casos graves da doença e três óbitos, sendo 50 casos de Dengue com Sinais de Alarme (DCSA) e seis casos de Dengue Grave (DG). Dos três óbitos dois foram em Fortaleza e um em Maracanaú. Dos casos confirmados de dengue a faixa etária de 20 a 29 anos predomina com 21% do total dos casos confirmados.

 

Fique alerta aos Sintomas da Dengue!


Dengue Clássica

Dor abdominal intensa e contínua, ou dor no abdômen;

Vômitos persistentes;

Febre alta

Dor de Cabeça

Dor atrás dos olhos, que piora quando movimenta

Perda do Paladar e do apetite

Cansaço extremo

Manchas na pele semelhante ao sarampo, principalmente no Tórax e nos membros superiores

Moleza e dores em todo o corpo, principalmente nos ossos

 

 

Dengue Hemorrágica


Dores abdominais fortes e contínuas

Vamos persistentes

Sangramentos

Pele fria e úmida

Diminuição da temperatura

Sede Excessiva

Pulso Rápido e fraco

Sonolência ou irritabilidade e confusão mental

Dificuldade de respirar

Perda de Consciência

 

Assessoria de Comunicação da Ceasa Ceará

Karla camila Sousa

85-329917001/ 85-88174743

imprensa@ceasa-ce.com.br