Banana: ela merece estar no cardápio!

19 de fevereiro de 2014 - 11:31

Ela é uma fruta de alto valor nutricional e, além de provocar sensação de saciedade, não engorda, se consumida com moderação. A banana é um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros, diante do sabor e do baixo preço. Com ela, é possível desenvolver tortas, bolos, pães, doces, sobremesas, biscoitos, entre outras guloseimas. Mas, as suas qualidades não param por ai. Econômica e saborosa, a banana agrega benefícios para a saúde e praticidade na hora da fome. 

Segundo a nutricionista Carla Laprovitera, a fruta merece fazer parte da alimentação diária por ser um alimento altamente nutritivo e prático. Entre as vantagens, Carla afirma que a banana é um alimento rico em fibras solúveis, tipo de fibra que retêm água, formando uma espécie de gel, o que promove saciedade, reduz a absorção de glicose e diminui as taxas de colesterol!  Além disso, auxilia na prevenção e tratamento de pacientes com pressão arterial elevada, ajuda no humor, a relaxar e melhorar o sono. Além do mais, é boa também para o coração. 

“A banana é uma fruta rica em fibras do tipo solúvel, vitaminas A, C, B3, ácido fólico, além de apresentar quantidades menores de B1, B2, B6 e vitamina E, e em minerais: potássio, fósforo, cálcio, ferro, cloro, magnésio e enxofre. Destes, de acordo com a nutricionista, o que mais se destaca é o potássio, pois ele auxilia na prevenção da hipertensão arterial, já que ajuda a promover a dilatação dos vasos sanguíneos, melhora o fluxo de sangue e também a sensibilidade à insulina; é ainda um grande aliado na prevenção de câibras”, ressalta Carla. 

Diante de todos esses benefícios que a fruta gera para a saúde, a nutricionista recomenda que ela seja introduzida na alimentação dos bebês desde os seis meses de idade. Segundo ela, por ter um sabor menos intenso, se comparada às frutas cítricas, a banana é um alimento de fácil aceitação pelos pequenos e é fonte de probiótico, ou seja, ajuda na multiplicação das bactérias benéficas presentes no intestino, além de ser rica em vitaminas e minerais imprescindíveis para a criança. 

Mitos e verdades

Entre o que é mito e o que é verdade a respeito desta deliciosa fruta, a nutricionista Carla Laprovitera enumerou alguns itens: 

A banana evita câibras?  Sim. Por ser fonte de potássio e magnésio, auxilia no relaxamento muscular

É recomendado comer uma banana antes de malhar?  Sim, é uma ótima opção. Pois o carboidrato da banana será substrato para fornecer energia para o treino! 

Diabéticos podem comer banana?  Sim, podem, porém com moderação! O indicado é consumi-lá mais verde, pois a fruta mais madura contém mais frutose (açúcar da fruta).

É perigoso comer banana a noite? Não, muito pelo contrário. A banana, por ser rica em triptofano, um aminoácido percursor da serotonina, auxilia no relaxamento e a ter uma noite de sono melhor!

Banana deixa o intestino preso?  Não, a fruta regula o intestino. Dessa forma, é benéfica tanto em casos de constipação, como em casos de diarreia. Isso ocorre por ela ser fonte de probiótico, ou seja, substrato utilizado pelas bactérias do intestino,  propiciando a multiplicação das espécies benéficas, em detrimento das maléficas, contribuindo para saúde intestinal e repercutindo de forma positiva em todo o organismo!  

Banana engorda?  Não, pois pela sua quantidade de fibras ajuda na promoção da saciedade evitando com que você sinta fome rapidamente.

 

Assessoria de Imprensa da Ceasa Ceará

Karla Camila

imprensa@ceasa-ce.com.br

85-88174743