Projeto Ceasa nos Bairros recebe três unidades móveis

6 de dezembro de 2013 - 03:00

 

Dois ônibus equipados com produtos hortifruti irão ficar em Fortaleza. O terceiro foi enviado para a Ceasa Cariri.

O projeto Ceasa nos Bairros, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da vinculada Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa), recebeu, nesta quinta-feira, 5 de dezembro, três novas unidades móveis. As chaves dos ônibus foram entregues pelo titular da SDA, Nelson Martins, em cerimônia realizada no pátio da Ceasa Maracanaú. Duas unidades permanecerão em Fortaleza e uma será encaminhada para a Ceasa Cariri. O investimento total do Governo do Estado do Ceará para a compra dos novos equipamentos foi de R$ 797.868,00.

A aquisição dos novos ônibus irá fortalecer um projeto existente desde dezembro de 2005. O Ceasa nos Bairros aproxima o atacadista do consumidor e oferece aos cidadãos hortifruti de boa qualidade com preços acessíveis, semelhantes aos praticados na própria Ceasa. Além da qualidade e do preço, a população tem ainda a comodidade de comprar seus produtos na porta de casa.  Atualmente, uma unidade móvel circula de segunda-feira a sábado, nos bairros: Aldeota, Cajazeiras, Cidade dos Funcionários, São Gerardo e no Centro do Município de Pacatuba. Com a aquisição de mais três unidades, novas rotas serão definidas, priorizando as áreas carentes.

Durante a cerimônia de entrega dos ônibus, o secretário Nelson Martins destacou a importância do projeto que, atualmente, por meio de uma unidade móvel, já atende cinco bairros, beneficia 2.300 famílias e comercializa 42 toneladas de hortifruti mensalmente. “Com a compra dos novos equipamentos a nossa expectativa é atender pelo menos 10 bairros e 10 mil famílias por mês. Esse é o nosso compromisso”, ressalta o titular da SDA.

Segundo Nelson Martins, entre as vantagens do programa, além da comercialização próximo das casas dos clientes, está o preço acessível do hortifruti, pois os produtos vendidos nos ônibus não podem exceder 10% do valor de atacado da Ceasa. O secretário explicou que uma das unidades será encaminhada para a Ceasa Cariri com o objetivo de colaborar para o crescimento da Centrais de Abastecimento, localizada no município de Barbalha. “Hoje, o Cariri tem uma das melhores Ceasa do Brasil, talvez a melhor do Nordeste em termo de estrutura. Esse ônibus, certamente, vai colaborar para o desenvolvimento deste posto”, afirma.

Para Eduardo Aragão, Diretor de Marketing e Presidente em Exercício da Ceasa, o projeto além de estimular o consumo saudável de frutas, legumes e verduras permite um fácil acesso da população a preços semelhantes aos praticados na Ceasa. De acordo com ele, com a ampliação do projeto a expectativa é de atender mais de 10 mil famílias, além de comercializar cerca de 170 toneladas de hortifruti.

Estiveram também presentes na cerimônia: Oscar Saldanha do Nascimento, Diretor Administrativo Financeiro, Antônio César Nogueira, Diretor Técnico, Cristiano Góes, Diretor de Planejamento e Gestão da SDA, Leonildo Peixoto, Presidente do Instituto Agropolos do Ceará, Geraldo Filho, representando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) de Maracanaú, Tarcísio Nélio, representando a Associação dos Usuários da Ceasa Ceará (ASSUCECE), Francisco Dias, Gerente do Banco do Brasil da Ceasa Maracanaú e Jairo Fontenelle Marques Filho, representante legal da empresa J&J Marcol Construções.

Rede de Hidrantes

 

Na mesma cerimônia, o titular da SDA, Nelson Martins, assinou a ordem de serviço de funcionamento da Rede de Hidrantes da Ceasa Maracanaú. Para a concretização da Rede, a SDA participará com o valor de R$ 600,000,00 (seiscentos mil reais) e as Centrais de Abastecimento do Ceará- Ceasa com a contrapartida de 117.032,20 (cento e dezessete mil e trinta e dois reais e vinte e vinte e seis centavos). O valor total do contrato é de: 717.032,25 (setecentos e dezessete mil e trinta e dois reais e vinte e seis centavos)

Nelson destaca que a ação deve renovar uma rede de água potável e de combate a incêndios, que não era reformada há 41 anos. De acordo com ele, a estimativa é de que o serviço seja concluído em 90 dias.

 

Rotas atuais do projeto:

Acompanhe os dias e locais do Ceasa nos Bairros:

 

Dia

Bairro

Endereço

Segunda

Aldeota

Rua José Vilar com Tenente Benévolo Campo do América )

Terça

Cajazeiras

Av. Deputado Paulino Rocha, 1001 (Morada dos Bosques )

Quarta

Cidade dos Funcionários

Lago do Jacareí

Quinta

São Gerardo

Rua Antonina do Norte (Por trás do Instituto dos Cegos )

Sexta

Aldeota

Rua José Vilar com Tenente Benévolo (Campo do América )

Sábado

Pacatuba

Centro – Praça da Juventude

 

Assessoria de Imprensa da Ceasa

Karla Camila – (85) 3299.1701 / 880 17 4743

imprensa@ceasa-ce.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Twitter: @ceasace