Começa a distribuição do milho para o interior do Ceará

14 de junho de 2013 - 13:10

Os agricultores familiares devem procurar os escritórios da Ematerce no interior para solicitar as quantidades que desejam receber

Trinta mil toneladas de milho já estão no Porto do Pecém prontas para serem distribuídas para o Interior do Ceará. Nesta quinta-feira (13), o governador Cid Gomes visitou os armazéns montados no Porto para a distribuição do milho. Na ocasião, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) assinou o termo de doação de milho para o Estado do Ceará.

O governador Cid Gomes destacou que o Estado do Ceará não tem medido esforços para viabilizar a alimentação para o rebanho e as ações para garantir a convivência com a estiagem. “Agora precisamos investir na produção de forragem para garantir alimento para o gado, valorizando também a nossa agricultura familiar”. Cid Gomes destacou também que a logística montada pelo Estado do Ceará para distribuir o milho vai servir como referência para outros estados que estão com dificuldade de alimentação para o rebanho.

O secretário executivo do MAPA, Gerardo Fonteles, ressaltou que a quantidade que chegou ao Ceará vai atender aos produtores rurais até o final de julho. “A cada 60 dias, mais 60 mil toneladas serão enviadas para o Estado do Ceará”, afirmou. Desde o início do ano, chegaram ao Ceará 40 mil toneladas de milho pela via terrestre, segundo o presidente nacional da Conab, Rubens rodrigues dos Santos, outras 24,7 mil já estão a caminho do Ceará.

“A logística já está montada para que o milho chegue ao Interior, agora contamos com o apoio das Prefeituras Municipais para que este milho chegue o quanto antes aos agricultores”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins. Equipes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, (Ematerce) e as Centrais de Abastecimento (Ceasa) estão com equipes trabalhando na logística de ensacamento e distribuição.

Também participaram do evento, o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, os deputados estaduais Nenen Coelho e Edísio Pacheco, os deputados federais Edson Silva, José Arnon Bezerra e José Guimarães, o presidente da Faec, Flávio Saboya, o presidente da Fetraece, Moisés Braz.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.brasscom@sda.ce.gov.br

Amanda Sobreira – (85) 3101.8137
amanda.sobreira@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA