Lançado Hora de Plantar 2013 na Região do Cariri

29 de janeiro de 2013 - 21:00

Em todo o Ceará serão distribuídas 3,7 mil toneladas de sementes, o investimento total é de R$ 17,11 milhões 

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), realizou na manhã desta segunda-feira (28), no município de Barbalha, o lançamento do Programa Hora de Plantar.

A solenidade aconteceu na Ceasa Cariri e reuniu cerca de 200 agricultores dos municípios caririenses. Sete caminhões, vindos de Barbalha, Crato, Caririaçu, Juazeiro do Norte e Missão Velha deixaram o entreposto já abastecidos. Na ocasião, uma entrega simbólica das sementes também foi realizada aos agricultores de Abaiara, Crato e Jati.

O secretário do desenvolvimento agrário, Nelson Martins, enfatizou a importância do Programa e a participação dos agricultores familiares. “É o melhor programa do Brasil e nós temos sementes para garantir a segurança alimentar, a produção de energia e a produção industrial. Por isso que nós precisamos que os agricultores familiares tenham essas condições para o plantio”, destacou.

Durante a solenidade, foram entregues 1.068 toneladas de sementes das culturas de mamona, feijão caupi, feijão phaseuolus, milho variedade, milho hibrido, sorgo forrageiro, capim andropogon e feijão guandu. Além das sementes, os escritórios locais da Ematerce distribuirão 26.860 mudas de cajueiro anão-precoce e 300 mil raquetes de palma forrageira para safra de 2013 no Carri.

Para Elismar de Carvalho, secretário de agricultura de Barbalha, as ações do Governo são de extrema importância para incentivar as atividades rurais no momento em que vive agricultura. “Nós estamos aqui para reconhecer o trabalho do Governo no apoio à agricultura familiar em todo Ceará, e agora vamos trabalhar para que, apesar das condições climáticas, os agricultores possam ter condições que lhe permitam gerar renda”, disse o Secretário.

No que diz respeito a questão climática e as previsões realizadas para este ano, o secretário adjunto da SDA, Antônio Amorim, lembrou aos agricultores das oportunidades geradas pela política de desenvolvimento agrário. “Nós temos que conviver com a seca, pois ela sempre vai existir. A diferença é que agora o Estado oferece e incentiva por meio de ações oportunidades para gerar e renda e, apesar das previsões, nós estamos preparados para obter bons resultados”, disse.

Os demais municípios da Região já estão organizados para o transporte das sementes que estão disponíveis para os produtores nos armazéns regionais das cidades de Barbalha, Campos Sales e Milagres. Serão beneficiados 34.960 agricultores familiares caririenses com um investimento total de aproximadamente R$ 3,9 milhões.

Os agricultores beneficiados deverão pagar ao Estado, no início de 2014, metade do valor das sementes que eles receberam. “Os agricultores podem ter um desconto maior ainda sob o valor que eles vão pagar. Se provarem que plantaram sem fazer queimadas, terão mais 30% de desconto e se provarem que utilizaram as práticas agroecológicas terão mais 10% de abatimento”, informou o secretário Nelson Martins. Em janeiro deste ano, em virtude da estiagem, o Governador Cid Gomes isentou os agricultores do pagamento das sementes do Programa Hora de Plantar.

Fotos: Bruno Morais.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 / 8897.8510

lucio.filho@sda.ce.gov.br / ascom@sda.ce.gov.br

Twitter: @ImprensaSDA

 

Assessoria de Imprensa da Ceasa Ceará

Raissa Karen – (85) 3299.1701 / 8803.5121

imprensa@ceasa-ce.com.br

Twitter: @ceasace