Serviços sociais e homenagens marcaram os 40 anos da Ceasa Ceará

29 de novembro de 2012 - 19:50

As comemorações foram dedicadas à população por meio dos serviços sociais do projeto “Ceasa Cidadania” e contaram ainda com a inauguração do escritório da ADAGRI no entreposto


O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e da Ceasa comemorou na manhã dessa quarta-feira (28) os 40 anos de abastecimento alimentar no Ceará.


A abertura do evento contou com a apresentação da banda da 10ª Região Militar e da Cia de Danças Populares Txai. Os instrumentos ganharam o som das notas de músicas regionais, enquanto o grupo de dança coloria o pátio de eventos da Ceasa com roupas que representavam o cangaço. Outras apresentações também foram proporcionadas pelo SESC, por meio do programa Mesa Brasil, como o forró pé de serra, o show de humor, com Jardilene do Iguatu, e o grupo de reisado.


Ao som das atrações culturais, a população também aproveitou os atendimento e informações de saúde, as mesas de jogos e a consultoria empresarial e jurídica, disponibilizadas pelo Grupamento de Socorro e Urgência do Corpo de Bombeiros, Mesa Brasil SESC, Sebrae e Defensoria Pública do Ceará.


Gerson de Castro, analista de sistema, aproveitou a oportunidade para realizar o exame de glicemia, a massagem relaxante e outros serviços. “A massagem foi ótima, com profissionais capacitados e muito atenciosos. Já os exames foram rápidos, recebi explicações sobre eles e o resultado. A gente nunca tem tempo, acaba não indo para as consultas médicas e como aqui estávamos com vários serviços em um local, foi mais fácil ser atendido e arranjar tempo, por isso o Ceasa Cidadania foi muito bom”, explicou o analista.

 

Missa de ação de graças


No auditório, a missa de ação de graças ministrada pelo Pe. Edson, da capela Menino Jesus, emocionou e resgatou o sentimento de paz por meio das rosas brancas distribuídas entre os convidados. “Nós recebemos, acima de tudo, o chamado de Deus, por isso todos os anos eu estou nessa missa e chego cedo para garantir o lugar e fazer minhas orações pela família, pela Ceasa e os amigos daqui”, afirmou dona Maria Augusta, aposentada e antiga funcionária da Ceasa.


Solenidade

 

O ato solene recebeu a presença do secretário do desenvolvimento agrário e do secretário adjunto, Nelson Martins e Antônio Amorim, respectivamente. Também participaram os diretores da Ceasa – Eduardo Aragão, diretor comercial; Oscar Saldanha, diretor administrativo financeiro; e César Nogueira, diretor técnico –, o presidente da Agência de Defesa Agropecuária (ADAGRI), Augusto de Souza Júnior, o chefe de gabinete do deputado Guimarães, Bartolomeu Cavalcante, o representante do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Gilberto Coutinho, e o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) no Estado, Francisco Agenor Pereira.

 

O secretário Nelson Martins destacou a importância da atuação da Ceasa no abastecimento do Ceará e enfatizou a presença da ADAGRI como uma parceria essencial para reforçar a qualidade dos produtos comercializados, o principal objetivo da Ceasa.


A presidência da Ceasa, representada por Eduardo Aragão, ressaltou o histórico do entreposto e as conquistas ao longo desses anos. “A Ceasa abriu oportunidades de mercado para os produtores cearenses, principalmente para a agricultura familiar, que oferta cerca de 40.000 toneladas por mês”, afirmou.


Para lembrar aos que contribuíram nesses 40 anos de história, foram entregues placas comemorativas, homenageando ex-presidentes e diretores, comerciantes e produtores, associações, colaboradores e servidores.


Inauguração

 

Após a entrega das placas, autoridades e convidados dirigiram-se ao escritório da ADAGRI para inauguração oficial. A instalação da unidade tem como objetivo fortalecer e preparar o mercado para comercialização de produtos com condições excelentes de abastecimento alimentar. “A ação da ADAGRI na Ceasa está ligada diretamente com o campo, identificando as características de sanidade e transporte dos produtos que chegam para comercialização”, explicou o presidente do órgão, Augusto Júnior.

 

O equipamento foi instalado em agosto desse ano e no período de três meses os técnicos desenvolveram um trabalho educativo com os comerciantes e produtores, para depois colocar em prática as fiscalizações, iniciadas neste mês de novembro.

 

Assessoria de Imprensa Ceasa Ceará
Raissa Karen – (85) 3299.1701 | 8803.5121
imprensa@ceasa-ce.com.br
Twitter: @ceasace

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510

lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br

Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo

cicero.lacerda@sda.ce.gov.br

Assessoria de Imprensa Ceasa Ceará