Frutas tradicionais do Ano-Novo impulsionam o abastecimento na Ceasa em Maracanaú

30 de dezembro de 2025 - 08:33

Helena Demes Assessora de Comunicação e Marketing Ceasa-CE Fotos: Epitácio Moura/Thiara Montefusco

Com a chegada do Ano-Novo, aumenta a procura por frutas tradicionalmente associadas a simbolismos de prosperidade, saúde e renovação. Nos entrepostos da Ceasa-CE em Maracanaú, esse período é marcado pela intensificação da oferta desses produtos, garantindo abastecimento regular, variedade e qualidade para comerciantes e consumidores em todo o Ceará.

Entre as frutas mais consumidas na virada do ano, a uva se destaca por representar fartura e abundância, sendo comum a tradição de consumir doze unidades como forma de atrair bons desejos para cada mês do novo ano. A romã também ganha espaço nas celebrações por seu simbolismo ligado à sorte, à prosperidade e à fertilidade, enquanto a maçã é associada à saúde, ao equilíbrio e ao amor, figurando com frequência nas ceias de Réveillon.

Outras frutas típicas do período também registram aumento na procura, como a pêra, tradicionalmente relacionada à longevidade e à estabilidade financeira, e o abacaxi, que simboliza sucesso e boas energias, além de ser bastante consumido por seu sabor refrescante. A cereja, a tâmara e a lichia, frutas frequentemente presentes nas celebrações de fim de ano, também ganham destaque por seus significados ligados à abundância, à doçura e à boa sorte, além de agregarem valor às ceias e mesas festivas.

Com papel estratégico no abastecimento do mercado cearense durante as festas de fim de ano, a Ceasa-CE comercializa frutas provenientes da produção local, regional, de outros estados e países, assegurando volume suficiente para atender à demanda sazonal.

E para garantir esse fluxo de abastecimento, o mercado atacadista da Ceasa-CE em seus entrepostos (Maracanaú, Tianguá e Barbalha) funcionam normalmente até o dia 31 de dezembro, fecha no dia 1º de janeiro e retoma as atividades no dia 2 de janeiro de 2026.