Ceasa-CE e Mais Nutrição ganham destaque nacional no programa Ceasa Desperdício Zero
13 de novembro de 2025 - 12:11
Helena Demes Assessora de Comunicação e Markerting Texto: Helena Demes Fotos: Epitácio Moura
O Programa Mais Nutrição, que funciona por meio de doação de permissionários da Ceasa-CE nos entrepostos de Maracanaú e Barbalha, está entre os casos de sucesso em gestão de resíduos orgânicos e compstagem na primeira publicação da versão técnica do Ceasa Desperdício Zero, lançada durante o Prêmio Pacto Contra a Fome, no início de novembro deste ano em São Paulo.
Iniciativa do governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social do Ceará (SPS) em parceria com a Ceasa-CE e outras entidades, o Mais Nutrição foi criado em 2019 com o objetivo de combater o desperdício de alimentos e garantir alimentação saudável a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Desde o início, o Mais Nutrição opera por meio de doações dos permissionários da Ceasa-CE, que destinam produtos que estão aptos para serem consumidos, mas que não servem para comercialização. Depois da doação, é feita uma triagem para selecionar os produtos que serão doados para as instituições in natura, em forma de polpas de frutas e sopas desidratadas.
Atualmente, o Mais Nutrição atende 149 instituições cadastradas, nos municípios da Região Metropolitana de Fortalrza e do Cariri, beneficiando mais de 54.000 pessoas, com a participação de 206 permissionários da Ceasa-CE.
O projeto Ceasa Desperdício Zero é produto da cooperação técnica do Instituto Pacto Contra a Fome em parceria com Notriá, junto ao Ministério Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen). O Pacto Contra a Fome atua para erradicar a fome e reduzir o desperdício de alimentos no Brasil, fortalecendo políticas públicas e mobilizando diferentes setores da sociedade em prol da segurança alimentar e nutricional. Além do Ceará, também são case de sucesso no combate ao desperdício, as Ceasas do Pará, Maranhão, Piauí, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
O principio de uma Ceasa Desperdício Zero é que nenhum alimento que chegue às centrais de abastecimento para serem comercializados sejam perdidos em aterros, esgostou ou incineradores, mas que seja transformado em alternativas que assegurem um destino mais justo, que é o de chegar à mesa de quem mais precisa.
Confira a versão técnica completa do Ceasa Desperdício Zero: https://pactocontrafome.org/ceasas/


