Semana Maio Laranja é lançada nesta segunda (26) na Ceasa-CE

26 de maio de 2025 - 13:30

Helena Demes Assessora de Comunicação e Marketing Texto: Helena Demes Fotos: Epitácio Moura

A Ceasa-CE, em parceria com a Secretaria dos Direitos Humanos (SEDIH) e Secretaria da Proteção Social do Ceará (SPS), realizou na manhã desta segunda-feira (26) no entreposto de Maracanaú, a solenidade de abertura da Semana Maio Laranja – Pétalas da Prevenção, evento de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

O evento contou com a presença do presidente da Ceasa-CE, Hebert Lima, dos diretores Pedro Henrique Moreira, Tarcísio Nélio de Paiva, João Vianey Ramos e João Paulo Bezerra, da secretária dos Direitos Humanos Socorro França, da secretária de Ação Social e Segurança Alimentar de Maracanaú, Meire Costa Lima, da coordenadora de Proteção à Criança e ao Adolescente em Situação de Violência da SPS, Arlete Silveira e da coordenadora de Políticas Públicas dos Direitos Humanos da SEDIH, Fernanda Cunha.

Fernanda Cunha, Tarcísio Nélio, João Vianey Ramos, Hebert Lima, Pedro H. Moreira e  João Paulo Bezerra

Em sua fala, Hebert Lima destacou a importância da Ceasa-CE em colaborar com este evento, não só durante esta semana, mas todos os dias.  “A Ceasa é um espaço de abastecimento alimentar que tem um compromisso com o povo do Ceará, que tem um com as nossas crianças e adolescentes e com os direitos humanos. Por isso, nossa parceria com as secretarias dos Direitos Humanos e da Proteção Social”, explica ele.

Hebert Lima

Hebert Lima destacou ainda que quer que a Ceasa seja um espaço de inclusão, onde não haja espaço para a violência e os direitos humanos sejam respeitados.”Crianças e adolescentes são nossos bens mais preciosos, pois são o nosso futuro. Nosso compromisso é empreendermos todos os esforços para que o abuso e a exploração sexual não aconteçam mais, principalmente no Ceará  Esse é um compromisso de cada um de nós,”, esclarece o presidente da Ceasa-CE.

A secretária da SEDIH, Socorro França, parabenizou o presidente Hebert Lima pela iniciativa. “Esta é uma ação muito louvável, pois o silêncio esconde a e denúncia salva. Não é só o Ceará mais humano. É a Ceasa mais humana e isto é de fundamental importância. A SEDIH trabalha para conscientizar a todos sobre seus direitos e saber até onde podemos alcançar as pessoas,” diz ela.

 

Socorro França

E nesta terça-feira, 27 de maio, das 8h às 10h, no auditório da Ceasa-CE, a programação segue com a palestra “Violência Sexual Infantojuvenil e Prevenção,” com os facilitadores Fábio Lessa (SEDIH) e Arlete Silveira (SPS). No dia 28 de maio, das 8h às 10h, serão realizadas atividades de sensibilização para os colaboradores da Ceasa-CE. Dia 29 de maio, das 7h às 11h,  acontece ação itinerante nos galpões e corredores da Ceasa-CE, com panfletagem educativa, diálogo direto com feirantes e compradores, dentre outras ações. Dia 30 de maio, das 8h às 10h, serão realizadas abordagens e conversas com os caminhoneiros que circulam pela Ceasa-CE.