Entrando em safra, preço da ata tende a cair na Ceasa em Maracanaú
2 de maio de 2025 - 11:55
Helena Demes Assessora de Comunicação e Marketing Texto: Helena Demes Foto: Thiara Montefusco
Entrando em safra neste mês de maio, o preço da ata, também conhecida como pinha, fruta-do-conde ou anona, tende a declinar no entreposto da Ceasa em Maracanaú. Atualmente, a fruta está sendo comercializada a preços que variam entre R$ 9,00 e 10,00/kg.
Produzida no R.G. do Norte e nos municípios cearenses de Itapajé, Uruburetama, Aracoiaba, Antônio Diogo, Itapiúna e Capistrano, a ata ainda chega em pouca escala ao mercado da Ceasa-CE. “Por este motivo, os preços ainda estão elevados, mas tendem a cair ao longo do mês de maio,” explica Odálio Girão, analista de mercado da Ceasa-CE.
A ata é uma fruta tropical nutritiva e saborosa, com polpa doce e cremosa. Além de ser apreciada pelo sabor, ela oferece vários benefícios para a saúde, graças à sua composição rica em vitaminas, minerais e antioxidantes.
Os principais benefícios da ata para a saúde são:
1- Rica em antioxidantes – A ata contém compostos antioxidantes como a vitamina C, que ajudam a combater os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e reduzindo o risco de doenças crônicas.
2. Boa para o sistema digestivo – Ela é uma boa fonte de fibras, que auxiliam no trânsito intestinal, prevenindo a prisão de ventre e promovendo uma digestão saudável.
3. Ajuda no controle da pressão arterial – A ata contém potássio, um mineral que ajuda a equilibrar os níveis de sódio no organismo e a manter a pressão arterial sob controle.
4. Fortalece o sistema imunológico – Com bons níveis de vitamina C, a fruta estimula a produção de glóbulos brancos e fortalece as defesas naturais do corpo.
5. Fonte de energia natural – Rica em carboidratos saudáveis, especialmente a frutose, fornece energia de forma rápida e natural — ideal para quem pratica atividades físicas.
6. Melhora a saúde cerebral – A presença de vitaminas do complexo B, como a B6, ajuda na produção de neurotransmissores e pode melhorar a função cognitiva e o humor.
7. Ajuda na saúde dos ossos – Contém magnésio e cálcio, importantes para a manutenção da densidade óssea e prevenção de doenças como a osteoporose.
8. Ação anti-inflamatória natural- Alguns compostos da ata têm propriedades anti-inflamatórias, o que pode ajudar em processos de dor crônica ou inflamações internas.
Além de tudo isso, a ata possui um gostinho delicioso e pode ser consumida das mais variadas formas: in natura, batida com iogurte, misturada na aveia ou granola, vitamina com outras frutas, sorvete de ata, dentre outras deliciosas opções!