Doações de permissionários da Ceasa-CE beneficiam 149 entidades atendidas pelo Mais Nutrição
13 de fevereiro de 2025 - 10:09
Helena Demes Assessora de Comunicação e Marketing Texto: Helena Demes Fotos: Epitácio Moura
O Programa Mais Nutrição completa 6 anos em junho deste ano e funciona desde seu início por meio de doações dos permissionários da Ceasa-CE. Foi concebido pela então Primeira-Dama Onélia Santana, por meio da articulação de setoriais do governo, com o objetivo de criar um programa de combate ao desperdício de alimentos e favorecer o acesso à alimentação saudável, no intuito de combater a insegurança alimentar e nutricional.
Participando do Mais Nutrião desde o início, o permissionário Francisco Mariano Costa diz que é muito importante ajudar. “Os produtos que a gente doa são aqueles recusados pelos supermercados por estarem um pouco machucados ou manchados, mas que são próprios para consumo. Assim, a gente evita o desperdício e ajuda a alimentar quem precisa,” destaca.
Antônio Marciano da Costa
Tendo no ano de 2021 sua ampliação na Ceasa Cariri, no município de Barbalha, o Mais Nutrição foi criado por lei e é uma política pública permanente de combate ao desperdício de alimentos. O Programa consiste em três linhas de atendimento: banco de alimentos, fábrica de polpa de frutas e fábrica de mix de legumes desidratados.
O banco de alimentos (doação de alimentos in natura) depende da doação, que é voluntária dos permissionários da Ceasa-CE, sendo, portanto, o quantitativo e tipologia dos produtos variáveis. A Fábrica de Alimentos desidratados (mix de legumes/sopa) representa uma ação inovadora e tecnológica, sendo mais uma alternativa no aproveitamento dos vegetais que seriam desperdiçados, pois possibilita desidratar legumes para compor uma alimentação saudável, mantendo o teor nutricional dos alimentos, e ainda conta com uma doação sistemática de um grande parceiro da iniciativa privada, que repassa periodicamente em torno de 2 mil kg de macarrão espaguete.
Para o presidente da Ceasa-CE, Hebert Lima, os permissionários que participam do Programa Mais Nutrição entendem essa responsabilidade social e a preocupação de resíduo zero, para evitar o desperdício. Ele também destaca a importância da participação de um número cada vez maior de permissionários. “Quanto mais doações e engajamento dos permisisonários nós tivermos, mais poderemos ajudar outras instituições,” explica.
Hebert Lima
Atualmente, o Programa Mais Nutrição (Ceasa Maracanaú e Ceasa Cariri) atende 149 instituições, beneficiando 54.067 pessoas, por meio da doação de 206 permissionários. Desde seu início, em junho de 2019 até 31 de janeiro deste ano, já foram doados às entidades credenciadas ao programa, a quantia de 4.274.762,86 quilos de alimentos (in natura, mix de desidratados, polpa de frutas, macarrão, alimentos não perecíveis, cestas básicas, dentre outros).
O Programa Mais Nutrição é uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social (SPS), Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Ceasa-CE e Instituto Agropolos.
Marleide Pereira (Mais Nutrição), Hebert Lima e Antônio Marciano Costa