Em cinco anos, Mais Nutrição doa quase 4 milhões de quilos de alimentos

9 de julho de 2024 - 17:05

Helena Demes Assessora de Comunicação e Marketing Texto: Helena Demes Fotos: Epitácio Moura

Em solenidade conduzida pela ex-primeira dama e secretária de Proteção Social do Estado (SPS), Onélia Santana, e pelo presidente da Ceasa-CE, Tin Gomes, foi realizada na manhã de hoje (9) na Ceasa em Maracanaú, a comemoração alusiva aos cinco anos do Programa Mais Nutrição. O evento contou com receptivo do programa Cidade Mais Infância e apresentação musical feita por crianças e adolescentes assistidos pelo Mais Nutrição. Presentes também os diretores da Ceasa-CE,Tarcísio Nélio, Pedro Henrique Moreira,  João Vianey Ramos e João Paulo Bezerra.

João Paulo, Tin Gomes, João Vianey, Onélia Santana, Tarcísio Nélio e Pedro Henrique

O permissionário Francisco Marciano é parceiro do Mais Nutrição desde seu início, há 5 anos. Ele diz que doa tudo aquilo que não pode ser comercializado, mas que está próprio para consumo: tomate, pimentão, goiaba, repolho, batata doce, dentre outros itens. “Doar para o Mais Nutrição é muito bom para todos, tanto pra nós que doamos, quanto para aqueles que recebem. É uma cadeia do bem que ajuda a diminuir a fome dos cearenses,” destaca ele.

Francisco Marciano

Também participando do programa desde o início, o permissionário Luciano de Paula, com 31 anos de Ceasa-CE, diz que doa de tudo um pouco, até mesmo seu afeto ao programa. “Sou muito grato em poder ajudar. Sinto-me honrado e feliz em poder contribuir com o Mais Nutrição, ao lado da Débora e da Marleide, bem como de toda equipe, onde a gente ensina e aprende todos os dias,” explica ele.

Marleide e Luciano de Paula

Em sua fala, Tin Gomes, parabenizou a todos os envolvidos no Mais Nutrição, governo do Estado, instituições, e em especial aos permissionários. “Cada dia que passa, percebemos que as doações vêm aumentando e isso é muito importante para a continuidade e fortalecimento do programa. Se Deus quiser ele terá vida longa, ajudando a diminuir a fome de um número cada vez maior de cearenses,” esclarece o presidente da Ceasa-CE.

Renato Barroso, Tin Gomes e Onélia Santana

Onélia Santana iniciou seu discurso agradecendo a todos pelo envolvimento e dedicação ao programa e destacando que foram quase 4 milhões de quilos de alimentos doados ao longo dos cinco anos. “Hoje, o Mais Nutrição é uma política publica que é referência no Brasil e que vem recebendo todo apoio do nosso governador Elmano de Freitas. Já recebemos visita de vários ministros e secretários de Estado, querendo conhecer esse projeto tão inovador e que, além de combater o desperdício de alimentos, ajuda também a diminuir a fome de populações em situação de vulnerabilidade social,” destaca a secretária da SPS.

Também presentes ao evento, o secretário Executivo da Infância, Família e Combate à Fome da SPS, Caio Cavalcanti, a coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional da SPS, Regina Praciano, a secretária Executiva de Fomento Produtivo e Agroecologia da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Irineuda Lopes, a diretora do Instituto Agropolos, Dellany Pinheiro, o presidente do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial no Ceará (Nutec), Francisco Magalhães, a nutricionista do Mais Nutrição, Débora Melo, o presidente da Associação dos Permissionários da Ceasa-CE, Renato Barroso, dentre outros.