Jaca em plena safra no Ceará

4 de fevereiro de 2022 - 11:55

Helena Demes Coordenadora de Comunicação e Marketing Ceasa-CE Texto: Helena Demes Foto: Divulgação

Em plena safra nas regiões serranas do Ceará, a jaca está marcando presença forte no mercado atacadista da Ceasa-CE, entreposto de Maracanaú, onde o preço da fruta está oscilando entre R$ 10,00 a R$ 12,00 a unidade.

Detalhando-se a origem da fruta, podemos destacar a microrregião da Ibiapaba, através dos municípios de Tianguá, São Benedito, Viçosa do Ceará, Ubajara, Ibiapina e Guaraciaba do Norte. Já no Maciço de Baturité, os municípios de Aratuba, Mulungu e Guaramiranga assumem a liderança da produção de jaca.

Maior fruto comestível do mundo, a jaca é cultivada em todas as regiões tropicais do Brasil. Fonte de fibras, proteína, minerais e vitaminas, a jaca pode ser consumida de diversas maneiras, porém é vítima de preconceito por boa parte da população por ser uma fruta diferente: possui casca áspera, odor forte e sabor marcante.

Dentre os principais benefícios da jaca para a saúde está o combate à pressão alta. Por ser rica em potássio, a fruta ajuda a prevenir problemas cardiovasculares, como o derrame ou o ataque cardíaco, além de diminuir os níveis da pressão arterial. Seu consumo regular também auxilia na queda dos níveis de sódio no sangue.

A jaca também repõe nutrientes essenciais, pois é rica em fibras, carboidratos, potássio, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas A e C, ao ingeri-la, repomos nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo. A jaca tem alto teor antioxidante e por isso existem diversos estudos que associam a fruta ao auxílio da prevenção do câncer.