Começa a temporada de seriguela na Ceasa em Maracanaú

24 de novembro de 2021 - 11:38

Helena Demes Coordenadora de Comunicação e Marketing Ceasa-CE Texto e foto: Helena Demes

Com sua floração acontecendo nos meses de setembro, outubro e novembro, a seriguela começa a chegar à Ceasa em Maracanaú e pode ser encontrada a R$ 4,00/kg. Com grande produção na região do Cariri, nos municípios de Missão Velha, Barbalha, Mauriti e Jardim, assim como nos municípios de Cascavel, Pindoretama, Aquiraz e Eusébio, a fruta também tem boa produção no Maciço de Baturité, nos municípios de Baturité, Aratuba, Mulungu.

Segundo Odálio Girão, analista de mercado da Ceasa-CE, a seriguela que chega ao mercado da central de abastecimento também tem forte produção nos municípios de Ibiapaba, Viçosa, Ubajara e Guaraciaba do Norte. “Produção acentuada também no sertão cearense, nos municípios de Frexeiras, Croatá, Mombaça e na região do Jaguaribe temos Limoeiro do Norte e Russas,” explica ele.

Ainda segundo Girão, para uma boa safra este ano, a fruta precisa de muita água. “Se as chuvas não chegarem com mais intensidade e mais rapidez nos nossos pomares, os preços tenderão a aumentar por conta dessa escassez do produto,” destaca ele.

A seriguela é uma fruta bastante nutritiva, contendo alto teor de carboidratos, fibras, sendo uma excelente fonte de vitaminas e minerais. Além disso, esta fruta possui muitas substâncias com poder antioxidante, auxiliando na proteção contra os radicais livres.