Ceasa-CE completa 49 anos e Governo do Ceará anuncia melhorias em sua estrutura

10 de novembro de 2021 - 09:13

Helena Demes Coordenadora de Comunicação e Marketing Ceasa-CE Texto: Daniel Herculano - Ascom Casa Civil Fotos: Ariel Gomes (Ascom Gab. Primeira -Dama), Queiroz Neto (Ascom ViceGov) e Ascom Ceasa-CE

Para celebrar os 49 anos da Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa-CE), o Governo do Ceará promoveu, nesta terça-feira (9), a assinatura no entreposto de Maracanaú da ordem de serviço para a construção do novo acesso ao equipamento, com invstimentos da ordem de R$ 15 milhões. O evento foi comandado pela vice-governadora, Izolda Cela, e na ocasião, também foi feita a entrega de um caminhão ao Programa Mais Nutrição, doado através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA), a assinatura de um protocolo de intenções entre a Ceasa-CE e a Cruz Vermelha Brasileira e o lançamento do edital de credenciamento de novas áreas da central de abastecimento.

“Estamos hoje aqui para reconhecer toda essa grande corrente do bem que chega até o Mais Nutrição, essa rede que faz com que o trabalho da Ceasa se firme aqui em Maracanaú e nos entrepostos, prestando um serviço tão importante na distribuição, na comercialização e na segurança alimentar”, apontou a vice-governadora.

O titular da SDA, De Assis Diniz, ressaltou a importância da Ceasa-CE, que mesmo durante a pandemia, continuou de portas abertas para garantir o abastecimento e regulação de alimentos no Ceará. “Em nome de todos os permissionários quero parabenizar essa instituição que celebra 49 anos, e que a parceria com o Mais Nutrição continue ajudando a quem mais precisa”, completou.

Para facilitar o acesso dos permissionários, comerciantes e clientes à Ceasa-CE, o equipamento recebeu um investimento de R$ 15 milhões para a construção de uma nova entrada, promovendo mais conforto para todos.

Mais Nutrição

O programa já realizou a doação de cerca de 2 mil toneladas de alimentos “in natura”, polpas e mix de legumes, beneficiando mais de 350 mil pessoas de 106 municípios. Atualmente, são 136 entidades beneficiadas em Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte. Por meio das doações, a ação promove a segurança alimentar e nutricional de cearenses e combate o desperdício de alimentos.

Para o presidente da Ceasa-CE, José Leite Gonçalves Cruz, a rede de parceria criada entre a central, os permissionários e o programa Mais Nutrição tem que ser comemorada diariamente, pois ajuda a quem mais precisa. “A Ceasa tem a imensa felicidade de fazer parte do Mais Nutrição, programa coordenado pela primeira – dama do Ceará, Onélia Santana. Em dois anos já são 2 mil toneladas de alimentos doadas, mais de 21 mil pessoas atendidas, numa sucessão de ações para chegar o alimento a quem mais precisa. Além de uma fábrica em Maracanaú, temos outra no Cariri, onde recebemos doações dos permissionários, e também de produtores da região”, explicou.

“A gente, que vai com as entidades nas ações de entrega de alimentos, sabe o quanto é importante esse projeto do Mais Nutrição. Por isso, quero parabenizar a todos que fazem parte dessa ação essencial de alimentar o próximo. Permissionários, podem ter certeza, que tudo que vocês doam chegam lá na ponta, em quem mais precisa”, pontuou Socorro França, titular da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará (SPS).

Fundada em 1972, a Ceasa-CE foi criada para promover, desenvolver, regular, dinamizar e organizar o abastecimento alimentar do estado do Ceará e estados vizinhos, especialmente de hortigranjeiros, fornecendo instalações e serviços para a comercialização e guarda por terceiros, através de três entrepostos, localizados nos municípios de Maracanaú, Barbalha e Tianguá.

Circulam, diariamente, em torno de 35 mil pessoas pelo entreposto de Maracanaú, que conta com uma área outorgada de 35 mil². Mensalmente, entram 7.600 veículos com carga no entreposto de Maracanaú.

A Ceasa-CE conta com hoje com 1.280 permissionários cadastrados nos três entrepostos, além de centenas de produtores que freqüentam, ofertam e comercializam seus produtos, gerando emprego direto para mais de 15 mil pessoas e indireto para mais de 25 mil pessoas. Em média, cerca de 110 municípios ofertam produtos para o mercado de Maracanaú, gerando emprego e renda para toda a cadeia produtiva.

Protocolo de intenções com a Cruz Vermelha

O presidente da Ceasa-CE também assinou um protocolo de intenções com o presidente da Cruz Vermelha Brasileira no Ceará, Allan Damasceno, que tem por objetivo estabelecer as condições de cooperação para a instalação, nas dependências da Ceasa-CE em Maracanaú, um posto de atendimento em primeiros socorros (ambulatorial). Lá serão oferecidos serviços básicos de saúde e disponibilização de uma ambulância nos dias de feira, além de promoção de campanhas preventivas no nível epidemiológico e de diagnóstico, bem como capacitações e treinamentos.

 

Lançamento edital de credenciamento novas áreas

Encerrando a programação, o presidente da Ceasa-CE lançou, em parceria com a diretoria, o representante da Associação dos Permissionários da Ceasa-CE, Fernando Chaves, e um grupo de permissionários, o edital de credenciamento para novas áreas de comercialização na Ceasa em Maracanaú.

Autoridades presentes

Estiveram presentes ao evento, o superintendente do Detran-CE, Maximiliano Quintino, a presidente do instituto Agropolos, Ana Teresa,  os deputados estaduais Júlio Cesar e Sérgio Aguiar, o vice prefeito de Maracanaú, Neton Lacerda, presidente nacional e estadual da Cruz Vermelha Brasileira, Júlio Cals e Allan Damasceno, respectivamente, a vereadora de Fortaleza Larissa Gaspar, além de outras  autoridades.