Mais Nutrição doa 800 kg de queijo apreendidos em operação da Sefaz

22 de abril de 2021 - 18:54

Helena Demes Coordenadora de Comunicação e Marketing -Ceasa-CE Texto: Wiarlen Ribeiro - Ascom Gabinete da Primeira-Dama Fotos: Ariel Gomes

O Governo do Ceará realizou, nesta quinta-feira (22), a doação de 800 kg de queijo muçarela para 67 entidades cadastradas no Mais Nutrição e que estão em funcionamento, neste período da pandemia. Os produtos são oriundos de uma operação da Secretaria da Fazenda (Sefaz), apreendidos por descumprimento da legislação, mas em condições apropriadas para o consumo humano, de acordo com análise microbiológica feita pelo Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec).

“O Mais Nutrição envolve o comprometimento das pessoas que querem ajudar o próximo. A força tarefa dos órgãos do Estado aliada à vontade de alimentar a quem tem fome e precisa, proporciona que milhares de crianças e jovens cearenses sejam beneficiados em ações como essas”, destaca a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.

O presidente da Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa-CE), José Leite Gonçalves Cruz, e o diretor de Inovação Tecnológica do Nutec, João César Pinheiro, entregaram o alimento para a representante da Sociedade para o Bem-estar da Família (Sobef), Kátia do Nascimento, uma das instituições beneficiadas com o Programa, que agradeceu a doação. “O Mais Nutrição tem sido um grande parceiro da nossa entidade, principalmente nessa pandemia em que muitas famílias estão passando por dificuldades, auxiliando na alimentação de crianças e jovens e prevenindo a desnutrição que eles vivem”, conclui.

Sobre o Mais Nutrição

O Programa já distribuiu mais de 770 toneladas de alimentos para 33 municípios do Estado com necessidades diversas, contemplando milhares de cearenses. A ação tem a parceria permanente da Associação dos Permissionários da Ceasa (Assucece) e do Grupo M. Dias Branco, além dos parceiros espontâneos da iniciativa privada.

O Mais Nutrição é realizado pelo Governo do Ceará, por meio das secretarias de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e do Desenvolvimento Agrário (SDA), além das Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa-CE), da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) e do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) e também do apoio do Instituto Agropolos do Ceará.

A apreensão

Em janeiro deste ano, a área de inteligência da Sefaz identificou um depósito clandestino de queijo muçarela, em Fortaleza. No local, foram encontrados os produtos, oriundos dos estados do Piauí, Tocantins e Pará, sem notas fiscais, em uma câmara frigorífica. As peças foram submetidas à análise do Nutec e cedidas para o Programa Mais Nutrição, que ficou responsável pela distribuição do alimento. A operação teve o objetivo de combater a fraude fiscal, inibir a concorrência desleal e proteger a saúde coletiva.

Doações

Os interessados em contribuir com o Programa Mais Nutrição, nas doações de alimentos, basta ligar para o número (85) 991132246.