Plano de contingência restringe acesso e promove testagem por amostragem na Ceasa-CE

19 de março de 2021 - 17:49

Helena Demes Coordenadora de Comunicação e Marketing - Ceasa-CE Texto e fotos: Ascom Ceasa-CE e Ascom SDA

A Ceasa-CE intensifica ainda mais as ações de combate à pandemia, iniciadas em março de 2020, e fecha o cerco contra o Covid-19 a partir da próxima segunda-feira (22). Todos os veículos que adentrarem no entreposto da Ceasa em Maracanaú serão submetidos diariamente a desinfecção, com medição de temperatura de todos os passageiros, além de adoção de testagem rápida por amostragem no mercado.  Será realizada também a testagem de todos os funcionários, colaboradores e permissionários a cada 60 dias. Essas ações terão início na Ceasa em Maracanaú e serão estendidas para os entrepostos de Barbalha e Tianguá.

As novas medidas emergenciais estão inseridas no Plano de Contingência da Ceasa-CE de Combate à Covid 19 para 2021, lançado pelo presidente da Ceasa-CE, José Leite Gonçalves Cruz, por meio de live na manhã desta sexta-feira (19), com a presença do Secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, De Assis Diniz, e do diretor de Relações Públicas da Associação dos Permissionários da Ceasa-CE, Fernando Queiroz.

De Assis Diniz

“Lançamos o Plano de Contingência no Dia de São José, não somente para pedir chuva ao Ceará, mas também para conclamar que nosso padroeiro promova a união de todos e, juntos, possamos vencer essa pandemia. Estaremos exigindo o uso de máscara em todos os espaços e aqueles que estiverem sem o equipamento ou usando de forma errado, será retirado da Ceasa”, destaca José Leite.

José Leite Gonçalves Cruz

O combate ostensivo ao novo coronavírus na Ceasa-CE será encabeçado pelos comitês Executivo e Geral, formados pela diretoria da Ceasa-CE, da Associação dos Permissionários da Ceasa-CE, membros da Polícia Militar, autoridades sanitárias do Governo do Ceará e das secretarias municipais de Saúde. Estão mantidas a obrigatoriedade do uso da máscara de proteção, a checagem de temperatura e a proibição de menores de 14 anos e vendedores ambulantes não-cadastrados. As centrais de abastecimento irão fornecer, ainda, álcool em gel no acesso e nos pontos de comercialização.

Todas as atividades presenciais desenvolvidas por funcionários deverão ser realizadas por meio de rodízio, exceto nos casos dos setores essenciais, como segurança, portaria e fiscalização. Os empregados com sintomas gripais e aqueles do grupo de risco, incluindo diabéticos, hipertensos e com mais de 60 anos, serão afastados preventivamente, conforme recomendação das autoridades em saúde pública do Governo do Ceará. Os pagamentos por meio de cartão e as práticas de comercialização eletrônica serão incentivados pela Ceasa-CE.

Em 2021, a Ceasa-CE foi responsável pela comercialização de 640.757,57 toneladas de alimentos e pela movimentação de negócios no valor de R$ 1.913.717,96. Nos dias de grandes feiras, às segundas e quintas, cerca de 35 mil pessoas e 133 mil veículos chegam a circular no entreposto da Ceasa em Maracanaú. A Ceasa conta hoje com 1.188 permissionários autorizados a circularem numa área de 36 mil m². Comerciantes de 111 municípios cearenses e de 22 estados brasileiros também frequentam os espaços responsáveis pelo abastecimento alimentar do Estado do Ceará.