Camilo e Onélia Santana entregam doações a entidades beneficiadas com o Mais Nutrição

27 de dezembro de 2019 - 15:29

Helena Demes Assessora de Comunicação e Marketing Ceasa-CE Tel: (85) 3299-1701

Acompanhado da primeira-dama, Onélia Leite de Santana, o governador Camilo Santana participou na manha desta sexta-feira (27), na Fábrica de Sopas e Polpas do Programa Mais Nutrição, localizada na Ceasa-CE em Maracanaú, da entrega das doações de sopas, polpas e alimentos “in natura” a 10 entidades beneficiadas com o programa.

Também participaram da entrega das doações, o presidente da Ceasa-CE, Maximiliano Quintino, a secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França, o secretário de Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, o deputado federal, José Nobre Guimarães e o presidente da Assucece, Renato Barroso, além de representantes das entidades contempladas com as doações.

Em sua fala, Camilo Santana destacou a importância da parceria com os permissionários da Ceasa-CE, bem como com as instituições públicas e privadas que participam do Mais Nutrição. “Os alimentos doados pelos permissionários são transformados em sopas e polpas, que são entregues às 75 entidades beneficiadas com o programa. É um trabalho liderado pela primeira-dama, com a participação de secretarias e entidades do governo. É um projeto social muito importante e belíssimo,” destaca ele.

O governador falou ainda sobre o exemplo de solidariedade que o Ceará está dando.  “Estamos dando exemplo de solidariedade, de papel social e dignidade, onde muitos alimentos que seriam jogados fora, hoje alimentam cerca de 13 mil crianças e adolescentes cearenses. Aproveitamos o final de ano para visitar o Mais Nutrição e ficamos muito felizes com o que vimos. Que com esse espírito de fraternidade, solidariedade, acolhimento e amor ao próximo, possamos alimentar os corações dos nossos cearenses,” explica Camilo Santana.

Para a primeira-dama, Onélia Santana, o momento foi de alegria. “Fico muito feliz em saber que os resultados do trabalho e dedicação de uma equipe que faz parte do governo do Ceará,  em parceria com a iniciativa privada, que são os permissionários e o Grupo M. Dias Branco, tudo isso agrega valor nutricional às nossas crianças. São mãos que estão unidas em prol do desenvolvimento das crianças do nosso Estado. Pra gente é uma alegria chegar no final do ano e ouvir tantos depoimentos de gratidão, ouvir que foi um diferencial na vida dessas crianças. Então, percebemos que estamos no caminho certo. Já estamos com 75 entidades e nossa meta é atendermos 93 entidades no próximo ano,” diz ela.

Para o secretário De Assis Diniz, essa experiência marca uma fase muito importante, que é a integração de várias secretarias, de vinculadas e, principalmente, tendo uma coordenação centralizada. “A Ceasa hoje pode ter um paradigma na referência do que é coordenar, mobilizar e articular política publica. A SPS e a SDA têm um papel importante. E nós podemos ampliar  essa importância para a relação com o grupo M. Dias Branco, permissionários e, principalmente, com as entidades beneficiadas, que cumpriram um papel fundamental dentro do seu ciclo, desde a seleção até a operacionalização. Hoje, o programa cumpre uma função, seja no mix da sopa, seja na fruta in natura e na polpa de fruta. Isso cria um sentimento de que a primeira-dama conduziu toda essa política e o governador, ao visitar praticamente no último dia do ano essa experiência, dá um olhar de ampliação, de política pública exitosa e plena de sucesso,” explica ele.

Para o presidente da Ceasa-CE, Maximiliano Quintino, o dia de hoje foi de celebrar o êxito dos seis primeiros meses do Mais Nutrição. “Ficamos muito felizes com os resultados destes seis primeiros meses. Além de estender o programa para outros municípios, ampliando o número de crianças e adolescentes beneficiados, outra ideia da primeira-dama para 2020 é iniciar o acompanhamento, através do NUTEC, da qualidade dos produtos que são distribuídos, por meio da emissão de um certificado de qualidade, bem como aumentar a variedade do que é entregue hoje, que é o mix de legumes, a polpa e os alimentos in natura,” destaca ele.

Maximiliano Quintino explica ainda que o Mais Nutrição está aberto a novas parcerias. “Todos os interessados em contribuir com o Programa, podem nos procurar na Ceasa em Maracanaú”, esclarece ele.