Ceasa-CE recebe alunos da UECE para aula de extensão na fábrica do Mais Nutrição

16 de setembro de 2019 - 12:56

O Programa Mais Nutrição, que beneficia entidades cearenses de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú com doação de alimentos, vem proporcionando aprendizado a estudantes do ensino superior. Isso porque alunos do 7º semestre do curso de Nutrição da Universidade Estadual do Ceará (UECE) viram na prática toda teoria repassada em sala de aula, durante visita realizada dia 13 de setembro na fábrica de sopas e polpas, localizada na Ceasa-CE, em Maracanaú, na Grande Fortaleza.

A aula de extensão da disciplina “Educação Alimentar e Nutricional”, possibilitou que os alunos conhecessem o funcionamento do equipamento, a dinâmica utilizada pelos profissionais no processo de combate ao desperdício de alimentos, além da parceria com os permissionários doadores.

A professora Derlange Belizário e os 25 alunos foram recepcionados pelo analista de mercado da Ceasa-CE, Odálio Girão, que apresentou a ação ao grupo. Para ela, o objetivo da visita é prepará-los para o mercado de trabalho. “Conhecer o Mais Nutrição é enriquecedor para viabilizar estratégias, promover alimentação saudável e as intervenções que ajudam a população menos favorecida a ter acesso a refeições ricas em vitaminas e proteínas,” declarou.

Mais Nutrição
Lançado em junho desse ano, o Programa Mais Nutrição já proporcionou a distribuição de alimentação para cerca de 6,3 mil crianças de 42 entidades dos municípios de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú. O repasse de frutas, legumes e verduras excedentes e que se encontram em perfeitas condições de consumo ultrapassa as 72,5 toneladas, por meio da doação dos permissionários da Ceasa-CE. A meta inicial é atender 16.068 crianças e adolescentes de 91 entidades cearenses. No mês de agosto, teve início a entrega do mix de legumes que possibilita a produção de sopas. Em parceria com o Grupo M Dias Branco, o produto apresenta uma combinação de legumes desidratados, mantendo o teor nutricional dos alimentos.

O Mais Nutrição está dentro do Programa Mais Infância Ceará. Estruturado em cima do combate ao desperdício de alimentos, enfrentamento à fome e alimentação saudável, o Programa tem o objetivo de manter um banco de alimentos “in natura” aproveitando os que seriam descartados pelos comerciantes da central de abastecimento, por questões meramente estéticas, mas que permanecem adequados ao consumo humano e com suas características nutricionais preservadas. O Programa Mais Nutrição conta com a parceria da Ceasa-CE, Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e Instituto Agropolos do Ceará.