Mais Nutrição: alunos da UECE visitam fábrica na sede da Ceasa-CE

12 de setembro de 2019 - 15:33

Helena Demes Assessora de Comunicação e Marketing - Ceasa-CE Tel: (85) 3299-1701

A fábrica do Mais Nutrição, instalada nas Centrais de Abastecimento do Ceará S/A (Ceasa-CE),  em Maracanaú, na Grande Fortaleza, foi extensão da sala de aula para os estudantes da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que visitaram nessa quinta-feira (12) as instalações da iniciativa que visa o combate ao desperdício de alimentos, enfrentamento à fome e alimentação saudável, a partir de doações para entidades cearenses.

A turma da disciplina “Tecnologia de Alimentos”, do curso de Nutrição da universidade, conheceu o funcionamento do equipamento e a dinâmica dos permissionários da Central, parceira da ação. Durante a visita ao local, na companhia do presidente da Ceasa-CE, Maximiliano Quintino, 27 estudantes expandiram os conhecimentos e entenderam a importância do Mais Nutrição, idealizado pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.

Segundo o professor Antônio de Pádua, responsável pelo grupo, a visita tem o intuito de exemplificar, na prática, o conteúdo abordado em sala de aula. “No currículo escolar, procuramos mostrar a realidade para os nossos alunos, a produção, comercialização, processo seletivo e o controle de qualidade dos alimentos. E conhecer a iniciativa do Mais Nutrição é uma aula que, certamente, será inesquecível para turma,” destaca.

Mais Nutrição

Lançado em junho desse ano, a iniciativa já proporcionou a distribuição de alimentação para cerca de 6,3 mil crianças de 42 entidades dos municípios de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú. O repasse de frutas, legumes e verduras excedentes e que se encontram em perfeitas condições de consumo ultrapassa as 72,5 toneladas, por meio da doação dos permissionários da Ceasa-CE. A meta inicial é atender 16.068 crianças e adolescentes de 91 entidades cearenses. No mês de agosto, teve início a entrega do mix de legumes que possibilita a produção de sopas. Em parceria com o Grupo M Dias Branco, o produto apresenta uma combinação de legumes desidratados, mantendo o teor nutricional dos alimentos.

O Mais Nutrição está dentro do Programa Mais Infância Ceará. Estruturado em cima do combate ao desperdício de alimentos, enfrentamento à fome e alimentação saudável, o programa tem como objetivo manter um banco de alimentos “in natura” aproveitando os que seriam descartados pelos comerciantes da central, por questões meramente estéticas, mas que permanecem adequados ao consumo humano e com suas características nutricionais preservadas. O Programa conta com a parceria da Ceasa-CE, Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e Instituto Agropolos do Ceará.