Representantes da Unilab e das prefeituras de Redenção e Pacajus visitam o Mais Nutrição

23 de julho de 2019 - 15:30

Helena Demes Assessora de Comunicação e Marketing - Ceasa-CE Tel: (85) 3299-1701

A Fábrica de Sopas do Programa Mais Nutrição recebeu nesta terça-feira (23), na Ceasa em Maracanaú, a visita do secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Tecnologia de Pacajus, Roberto Cariri, do coordenador da Unidade de Produção e Agronomia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Luís Gustavo Chaves, da secretária adjunta da Administração de Redenção, Ana Sylvia Crivellaro, além da assistente social do Cadastro Único, Juliana Aragão, e da nutricionista do projeto Merenda Escolar Thaiara Pereira.

A equipe foi recepcionada pelo presidente da Ceasa-CE, Maximiliano Quintino, que apresentou todo o funcionamento do Mais Nutrição, desde a coleta até a distribuição dos alimentos para as famílias beneficiadas. “É muito importante recebermos visitas de municípios vizinhos e também de universidades como a Unilab, para conhecerem um pouco do nosso trabalho e conseguirem implantar programas semelhantes em suas respectivas cidades, beneficiando, assim, a população como um todo”, destacou o presidente. Na ocasião, foi também discutida a possibilidade de parcerias futuras entre a Ceasa-CE e a Unilab.

O encontro teve por objetivo compreender o funcionamento do Programa Mais Nutrição, desenvolvido pelo gabinete da primeira dama do Ceará, Onélia Santana, em parceria com a Ceasa-CE, Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e Instituto Agropolos, para um possível projeto de doações que beneficiarão famílias inscritas no Cadastro Único do município de Redenção.

A visita da Unilab à Fábrica de Sopas foi um convite da Prefeitura de Redenção. Luís Gustavo Chaves explicou que tem um projeto de reaproveitamento de resíduos com a prefeitura do município muito parecido com o Mais Nutrição e que a visita tem como principal objetivo planejar estratégias para dar início ao projeto. “Nossa ideia era a mesma de vocês, mas não sabíamos por onde começar. A tendência é fazermos uma proposta municipal em menor escala, para aproveitarmos o descarte de todos os supermercados de Redenção”, disse ele.

Roberto Cariri ficou impressionado com o Mais Nutrição. “Estou impactado com esse projeto ousado da primeira dama e de seus parceiros. Um conjunto de conhecimentos surpreendentes. E o que mais me chamou a atenção foi o esforço social. Somos de um Estado onde a vulnerabilidade alimentar é imensa, e presenciei aqui uma iniciativa oportuna, produtiva e efetivamente social. O que me deixou mais surpreso foi a capacidade de deixar uma sopa rica em nutrientes com apenas cinco produtos e com um prazo de validade tão extenso”, explica ele.

.