Índice de Preços da Ceasa registra queda em todos os setores

12 de setembro de 2017 - 15:01

 

O mês de agosto apresentou saldo positivo no setor de hortigranjeiro na Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa). Segundo dados coletados por meio do Índice de Preços da Ceasa (IPCE) todos os setores apresentaram queda em relação ao mês de julho. A maior redução aconteceu no setor de Hortaliças Fruto com queda de 11,52%, com destaque para o tomate com redução de 40% no índice, vagem com -28% e o chuchu com -13,58%.

Ainda de acordo com o IPCE, o setor das Frutas apresentou recuo de 5,85%, seguido do segmento Raíz, Bulbo e Rizoma com queda de 5,11%. A Cesta Básica também apresentou redução de 4,09% e o setor de Folha, Flor e Haste teve um leve recuo de 3,84%.

Este cenário de queda no índice de preços de todos os setores deve-se a vários fatores. Dentre eles, conforme Odálio Girão, Analista de Mercado da Ceasa, está o fato dos produtos mais consumidos no mercado estarem em plena safra. Frutas como a banana, laranja, goiaba, uva, abacaxi e manga que estão entre os dez alimentos mais consumidos na Ceasa entraram em safra em agosto e seguem até outubro, o mesmo acontece com as batatas inglesa e doce, a macaxeira, o tomate, vagem, chuchu, cebola e variedades do feijão.

Além disso, Odálio Girão esclarece que a boa quadra invernosa no primeiro semestre do ano também colaborou para a boa safra, inclusive no que se refere ao armazenamento de recursos hídricos utilizados na agricultura de irrigação no estado do Ceará. “A expectativa é que os preços permanecem em baixa estabelecendo um grande equilíbrio na economia do Estado. O setor de hortigranjeiro foi beneficiado com as chuvas que resultaram em boas colheitas neste segundo semestre”, conclui Odálio Girão.

Assessoria de Comunicação da Ceasa Ceará

Karla Camila Sousa

imprensa@ceasa-ce.com.br

85-32991701