Ceasa comemora 44 anos de história

9 de novembro de 2016 - 13:19

Atualmente, a Centrais de Abastecimento do Ceará conta com três unidades distribuídas nos municípios de Maracanaú, Tianguá e Barbalha que movimentam cerca de R$ 1,4 bilhão por ano

Considerada uma das maiores centrais de abastecimento do Nordeste a Ceasa chega à maturidade em pleno vapor. Fundada em nove de novembro de 1972, a Ceasa Ceará completa 44 anos hoje. A empresa de economia mista cujo maior acionista é o Governo do Estado do Ceará é vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário e tem como objetivo centralizar a distribuição de hortigranjeiros e outros alimentos (cereais, carnes, laticínios, pescado, carnes, ovos e atípicos) por meio de seus entrepostos no estado: Maracanaú, Cariri e Ibiapaba.

A comercialização de hortigranjeiros cearense, antes concentrada em pequenos mercados nas imediações do Centro de Fortaleza e em torno do Mercado São Sebastião foi formalizada em todo o país pelo Governo Federal, por meio das centrais de abastecimento. Aqui no Ceará, o entreposto foi construído em terras do município de Maranguape que mais tarde tornou-se parte do distrito industrial de Maracanaú. Atualmente, a Centrais de Abastecimento do Ceará conta com três unidades distribuídas nos municípios de Maracanaú, Tianguá e Barbalha que movimentam cerca de R$ 1,4 bilhão por ano.

Em 13 de outubro de 1988, a Ceasa Ceará, que durante 16 anos foi gerida pelo Governo Federal, foi transferida por doação, com encargos, ao Governo do Estado do Ceará, representado, na época, pelo Sr Eudoro Walter de Santana, Secretário de Agricultura e Reforma Agrária. Atualmente, a gestão permanece sendo do Governo do Estado do Ceará.

Ao longo dos anos a Ceasa cresceu e se desenvolveu em seus diversos setores. Hoje possui nos seus 290 mil m2, 9 galpões permanentes, 7 não permanentes, 450 lojas/boxes/lanchonetes e 2.580 módulos de comercialização, além de duas estruturas cobertas, um galpão frigorífico e um galpão com produtos atípicos. Todos com controle de higiene, qualidade dos produtos e transparência de preços.

Seu espaço é ocupado por 1.200 permissionários e autorizados, 428 produtores cadastrados, 520 carregadores, 200 atacadistas de origem, 300 empresas instaladas, gerando mais de 20 mil postos de trabalho diretos e indiretos, em um espaço de 34 mil m²de espaço comercial.Os três entrepostos cearenses movimentam mais de 650 mil toneladas de hortigranjeiros por ano, sendo que 50% dos produtos ofertados são provenientes do próprio estado. O saldo, portanto, é altamente positivo.

Assessoria de Comunicação da Ceasa Ceará

Karla Camila Sousa

imprensa@ceasa-ce.com.br

32991701