20 mil pessoas serão beneficiadas com nova Rede de Água e Hidrantes da Ceasa

16 de junho de 2016 - 12:57

 

A licitação para escolher a empresa com fim de realizar a obra de renovação do sistema de abastecimento de água e combate a incêndios da Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa/CE) acontecerá no dia 28 deste mês. A obra deve beneficiar cerca de 20 mil pessoas que circulam diariamente no entreposto de Maracanaú, entre permissionários, colaborares e clientes.  A renovação tem a finalidade de gerar economia de água e evitar possíveis incêndios no entreposto de Maracanaú.

Nilton Gomes Coutinho Neto, engenheiro civil da Ceasa, explica que o objetivo da obra é reconstruir toda rede de água e hidrantes que há quatro décadas abastece o entreposto. Segundo ele, as tubulações de água são antigas e geram vazamentos na rede, provocando desperdício.

Ressalta ainda que a atual rede de incêndio não atende as necessidades do entreposto composto por 14 galpões e uma área administrativa. A obra atenderá toda área construída no total de 32 mil metros quadrados. O projeto da Rede de Água e Hidrantes foi elaborado em parceria com a Cagece e aprovado pelo Corpo de Bombeiros do Ceará.

Clóvis Lima Ferreira, presidente da Ceasa, explica que dentre as vantagens da implantação deste projeto estão: evitar o desperdício e falta de água durante o período de manutenção da rede, tanto na administração quanto nas lojas e boxes do entreposto de Maracanaú, diminuir a conta de água e evitar possíveis incêndios.

“Precisamos nos adequar a esta nova realidade de falta de água que está acontecendo em todo o Brasil. Para isso, é importante implantar um novo projeto de Rede de Água e Hidrantes na empresa. Outro objetivo da obra é zelar pela vida de clientes e permissionários evitando possíveis incêndios”, conclui o presidente.

De acordo com José Maria Pimenta, diretor administrativo financeiro da Ceasa, o bom funcionamento da rede de água e hidrantes é uma exigência da Prefeitura Municipal de Maracanaú para a liberação de alvará de funcionamento da empresas localizadas dentro do entreposto.

O valor estimado da obra é cerca de R$1,4 milhões.  De acordo com edital os serviços realizados pela empresa que ganhar a licitação deverão ser executados e concluídos dentro do prazo de quatro meses contados a partir da data da expedição da Ordem de Serviço, podendo ser prorrogado nos termos da Lei nº 8.666/93 e suas alterações.

Para as empresas interessadas em participar do processo licitatório, os projetos básicos estão disponíveis no site da Secretaria do Planejamento e Gestão do Governo do Estado do Ceará (Seplag): www.seplag.ce.gov.br ou no Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE).

Assessoria de Comunicação da Ceasa Ceará

Karla Camila

imprensa@ceasa-ce.com.br

85-3299-1701