Os caminhos do milho no Ceará

31 de maio de 2016 - 14:57

No Ceará, cerca de 70% do plantio do milho verde é feito por agricultura de irrigação e os outros 30% fazem parte do plantio de agricultura familiar, ou seja, esperam as chuvas para terem boa colheita.

No início de junho, os apaixonados por canjica, pamonha, mungunzá, bolo de milho, cuscuz entre outras dezenas de pratos feitos com o milho verde já começam a salivar, pois inicia-se a safra do legume mais consumido durante as festas juninas no Nordeste. Isso não quer dizer que o milho deixe de ser procurado em outros meses do ano, mas de maio até o fim de junho ele passa a ser prato principal. Contudo, de onde vem este alimento capaz de deixar as receitas tão saborosas, você sabe?

No Ceará, cerca de 70% do plantio do milho verde é feito por agricultura de irrigação e os outros 30% fazem parte do plantio de agricultura familiar, ou seja, esperam as chuvas para terem boa colheita. Segundo Odálio Girão, Analista de Mercado da Ceasa, o Ceará se destaca entre os estados do Nordeste com uma boa produção de milho verde devido à existência de áreas favoráveis para o cultivo.

De acordo com ele, os municípios que possuem áreas irrigadas são: Região Vale do Jaguaribe: Limoeiro do Norte, considerado maior produtor de milho do Estado, Russas e Quixeré. Já na Região da Ibiapaba são: Tianguá, o segundo maior produtor de milho e Guaraciaba do Norte.

As áreas não irrigadas do milho são nos municípios de São Benedito e Viçosa do Ceará, Baturité, Capistrano, Aracoiaba, Mulungu, Itapiúna, Mauriti, Brejo Santo e Missão Velha.

Odálio Girão afirma que a Central de Abastecimento do Ceará  é uma dos principais pontos de comercialização de milho no Estado. Para se ter uma ideia, se compararmos os meses de janeiro a março de 2016 com o mesmo período do ano passado, houve um crescimento de 35,2% na comercialização do milho no entreposto de Maracanaú. Pois, nos três primeiros meses deste ano, ingressaram na Ceasa 960,3 toneladas de milho verde, já ano passado foram registradas 710,5 toneladas.

Durante o ano de 2015, foram comercializadas na Ceasa 4.155,23 toneladas de milho, uma alta de 12% em relação a 2014, que comercializou 705 toneladas. Segundo o Analista de Mercado, a produção local é eficiente e, além de abastecer os municípios cearenses, é vendida para outras capitais do Nordeste como Salvador, Recife, Natal e João Pessoa.

“O milho verde é de grande importância para a economia local diante das inúmeras utilidades e benefícios do produto para a população. Ele faz parte da culinária regional e é bastante consumido no Nordeste, principalmente nos períodos de festas juninas. O milho abastece os mercados nacionais durante o ano todo por se tratar de um produto irrigado”, frisa. Odálio Girão.

 

Assessoria de Comunicação da Ceasa Ceará

Karla Camila Sousa

imprensa@ceasa-ce.com.br

85-3299-1701