Preço do maracujá cai 50% na Ceasa

2 de março de 2016 - 14:27

Entre as frutas mais comercializadas na Ceasa em 2015, o maracujá ocupa a 8ª colocação no ranking. Contudo, a intensa demanda pelo produto e a falta de chuvas no ano passado fizeram com que o preço do maracujá subisse para R$ 6,00 o quilo em janeiro deste ano. Mas, a alta no preço da fruta não durou muito tempo, pois as precipitações do início do ano colaboram para que o maracujá passasse a ser vendido em fevereiro a R$ 3,00 o quilo, uma queda de 50%.

 

Odálio Girão, analista de mercado da Ceasa, explica que a redução no preço do maracujá é uma resposta à recuperação dos níveis de produção da cultura da fruta no Ceará. As chuvas nas regiões produtoras contribuíram diretamente para obtenção de boas colheitas do maracujá e o ingresso de mais produto no mercado.

Segundo ele, grande parte dos municípios produtores do maracujá pertence à Serra da Ibiapaba: São Benedito, Tianguá, Ubajara e Guaraciaba do Norte e Ipu. Há também muita produção nos municípios de Acaraú, Guaiuba e Aratuba.

“É importante lembrar que o maracujá é um produto de grande produção no Nordeste e no Ceará, além de ser muito consumido”, frisa Odálio Girão. Conforme ele, em 2015 a Ceasa comercializou 13,6 mil toneladas de maracujá, número 15,7% maior do que em 2014 quando o entreposto de Maracanaú comercializou 11,9 mil toneladas. Somente em janeiro e fevereiro deste ano foram vendidas 1.600 toneladas de maracujá na Ceasa, em Maracanaú.

 

Assessoria de Comunicação da Ceasa Ceará

Karla Camila

imprensa@ceasa-ce.com.br

85-3299-1701