Ceasa organiza comissão no combate ao mosquito da dengue

28 de janeiro de 2016 - 14:20

 

Por meio de um decreto do governador Camilo Santana foram criadas brigadas para combater o mosquito dengue chikungunya e zika a partir dos próprios órgãos públicos. Além de brigadas internas, os integrantes do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue Chikungunya e Zika realizam ações e conscientização nas secretarias para os servidores. Na Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa/CE), a comissão é coordenada pela supervisora do Núcleo de Gestão Administrativa, Luciana Lopes Brandão e Cesár Nogueira, assessor técnico da Ceasa.

A ideia é realizar uma força conjunta para prevenir e combater o mosquito em todo o Estado. Na Ceasa o trabalho de conscientização deve iniciar pelos servidores, permissionários até chegar aos clientes. O objetivo é aliar informações e ações. Segundo Luciana Lopes, já está sendo realizada uma parceria com a equipe de Endemias da Prefeitura de Maracanaú em prol de fortalecer a comissão.

De acordo com ela, o segundo passo é realizar uma visita aos galpões do entreposto de Maracanaú para analisar as demandas urgentes e propor soluções emergenciais e um terceiro passo será realizar um mutirão da limpeza com a participação de todos os colaboradores. A campanha contra o mosquito da dengue também será disseminada na Rádio Ceará, redes sociais, site e por meio de panfletos, faixas e cartazes distribuídos no entreposto.

“A conscientização deve ser bem feita para tentar mostrar a cada um que o cuidado com o ambiente de trabalho é fundamental para que você, sua família e funcionários não se tornem vítimas do mosquito. Todo esse trabalho deve ser realizado por meio de ações contínuas e diárias, só assim teremos resultados”, frisa Luciana Lopes Brandão.

Plano Estadual de Enfrentamento
Conforme anunciou o governador Camilo Santana no lançamento do Plano, quatro mil agentes de endemias e 18 mil agentes de saúde em todo o estado estão intensificando as ações de visita casa a casa para o combate ao Aedes aegypti. Três toneladas de larvicida, já distribuídas aos 184 municípios, estão sendo utilizadas na eliminação dos focos de infestação domésticos. O Governo do Estado garantiu 250 pulverizadores portáteis para aspersão de inseticida e 33 carros fumacê no combate ao mosquito. Estão disponíveis 1.366 litros de inseticida e 25 mil litros de óleo de soja (solvente), suficientes para pulverizar 17 mil quarteirões.


 

Assessoria de Comunicação da Ceasa Ceará

Karla Camila

85-3299-1701

imprensa@ceasa-ce.com.br