Ceasa representa o Nordeste em encontro do IICA na Costa Rica

20 de novembro de 2015 - 16:04

A Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa/CE) foi a única no Nordeste a participar do I Workshop Hemisférico sobre Gestão Moderna dos Mercados Agrícolas, organizado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e pela Federação Latino-Americana de Mercados de Abastecimento (FLAMA). O evento aconteceu de 18 a 20 de novembro, na Costa Rica e reuniu 35 representantes dos centros de abastecimento de 12 países da América Latina e do Caribe. Além da Ceasa Ceará estiveram presentes os presidentes da Ceasa Minas, Ceagesp e Ceasa Distrito Federal (DF).

O presidente da Ceasa, Reginaldo Moreira esteve presente para debater desafios enfrentados por grandes centros de abastecimento, entre eles garantir a qualidade e a segurança dos produtos agrícolas, melhorar os serviços oferecidos para os vários atravessadores na cadeia agrícola e competir com grandes redes de supermercados. Além disso, foi debatido sobre o desenvolvimento de técnicas, de negócios e tecnologia como a chave para a criação de mercados agrícolas do século XXI.

A atividade ajudou a fortalecer as habilidades técnicas, gerenciais, tecnológicos, ambientais e sociais do pessoal administrativo dos Mercados Agrícolas.”A comercialização nesses mercados é um motor que facilita e contribui para a inovação na agricultura, criação de emprego, a segurança alimentar e a redução dos resíduos de alimentos”, disse o Diretor de Cooperação Técnica do IICA, Salvador Fernández .

Outro assunto discutido durante o Workshop foi os Sistemas de Mercados Agrícolas, os quais enfrentam uma série de mudanças, principalmente no fornecimento de fornecedores agrícolas e venda e distribuição de frutas e produtos hortícolas. Tudo isso em um contexto de consumidores e clientes mais exigentes.

Os especialistas que conduziram o seminário concordaram que a inovação pode modernizar e aumentar a competitividade e a eficiência dos mercados agrícolas tornando-os mais competitivos.

Assessoria de Comunicação da Ceasa Ceará

Karla Camila Sousa

imprensda@ceasa-ce.com.br

85-3299-1701