Fábrica Escola de Cana-de Açúcar é inaugurada em Barbalha

21 de julho de 2014 - 19:51

Na intenção de fortalecer o setor canavieiro do Cariri, região produtora de cana de açúcar desde o século XIX, foi inaugurada, no último sábado (19), uma Fábrica Escola de Cana de Açúcar, em Barbalha, no Cariri. O equipamento funcionará por meio de um acordo de cooperação entre a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC) Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa-CE), Instituto Agropolos do Ceará e Prefeitura Municipal de Barbalha.

Além da formação de novos técnicos, setor que será administrado por professores do Centec, a usina produzirá cachaça tipo exportação, rapadura orgânica, açúcar mascavo e álcool para veículos. De acordo com o projeto, a Fábrica Escola é destinada para a população de toda região do Cariri e dará prioridade para pequenos agricultores familiares que tem dificuldade para comercializar a produção de cana de açúcar.

Durante a cerimônia de inauguração a Fábrica recebeu o nome de Fábrica Escola Mestre Pedro Batista, homenagem ao paraibano que se estabeleceu no Cariri como o maior especialista em maquinários do segmento canavieiro.

O acordo de cooperação para funcionamento do equipamento estabelece funções distintas para as quatro instituições e para a Prefeitura de Babalha, desde a adequação da estrutura, manutenção e compra de equipamentos, realização de cursos, contratação de pessoal, entre outras tarefas.

Participaram a inauguração o  secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, o presidente da Ceasa, Clóvis Lima Ferreira, o presidente do Centec, Francisco Ferrer, o coordenador regional do Instituto Agropolos, Romão França, a vice-prefeita de Barbalha e secretários municipais.

Cisternas

Durante a solenidade foram assinadas ordens de serviço para a construção de cisternas e estabelecer os quintais produtivos, numa parceria entre o Governo do Estado, a Associação Cristã de Base e o Instituto Flor de Pequi. Serão 511 destinadas aos municípios de Brejo Santo, Milagres, Mauriti e Barro, com a ACB. Mais 12 Municípios serão beneficiados com a parceria do Estado com o Instituto, com 1208 cisternas.

Assessoria de Comunicação da Ceasa Ceará
Karla Camila Sousa- (85) 3299-1701/ 8817-4743
imprensa@ceasa-ce.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Augusto Brandão– (85) 3101.8022 | 88978510
asscom@sda.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.