Segurança é prioridade na Centrais de Abastceimento do Ceará (Ceasa/Ce)

5 de fevereiro de 2014 - 11:40

Integração, comunicação e treinamento são as palavras-chaves para fortalecer a segurança no entreposto da Ceasa em Maracanaú. A diretoria acompanha todos as ocorrências por meio de um relatório mensal, realizado por vigilantes e policiais.


Para os que conhecem o entreposto da Ceasa em Maracanú, a impressão é que o lugar é uma verdadeira cidade. São dois bancos funcionando durante manhã e tarde, centro de saúde, posto de gasolina, restaurantes, lanchonetes, entre as centenas de lojas e grandes galpões de hortigranjeiros. E, em toda cidade que se preze, é preciso existir segurança. Para isso, a administração disponibiliza 37 câmeras no mercado, 20 vigilantes desarmados, além dos 16 Policiais Militares em regime de escala, duas motos e uma viatura cedidos pelo Governo do Estado. A administração também conta com o apoio de 20 orientadores de mercado, colaboradores, comerciantes e consumidores que agem em conjunto, trabalhando como se fossem os olhos e os ouvidos do mercado.

Essa integração entre orientadores, vigilantes e policiais é fundamental para o perfeito funcionamento da Ceasa, afirma o diretor técnico César Nogueira. Para ele, todas as ações devem se concentrar no mercado. Contudo, o diretor afirma que, para isso acontecer, é necessária uma boa comunicação entre os mesmos, além de treinamentos e capacitações na área.

Foi pensando nessa integração que César Nogueira, juntamente com o Núcleo de Qualidade e a diretoria da Ceasa investiram, durante o mês de dezembro de 2013, em um treinamento para vigilantes e orientadores de mercado. O curso teve como foco: Técnicas de Operacionalização do Mercado, Orientações Básicas para Comunicação com Estrangeiros, Desempenho Administrativo Financeiro, Desenvolvimento Pessoal e Comportamento Humano. “O treinamento é essencial, pois eles necessitam atuar muito além de uma voz de comando. Orientadores, vigilantes e policiais precisam ter iniciativa própria e saber que o trabalho de um, muitas vezes, depende da colaboração do trabalho do outro”, destaca César Nogueira.

Segundo Odálio Girão, Analista de Mercado da Ceasa e um dos moderadores do curso, o objetivo do treinamento foi oferecer aos profissionais qualificação, além de estimular os colaboradores a compor uma equipe que cresce com a empresa. “A Ceasa oferece treinamentos empresariais para seus colaboradores com o objetivo de alcançar a excelência. Acreditamos que uma equipe motivada e treinada constantemente está sempre disposta a modificações e novas estratégias, aumentando a probabilidade de crescimento”, destaca.

Além do treinamento que facilitou a integração entre os setores, segundo Oscar Saldanha, diretor financeiro da Ceasa, um controle feito diariamente por meio de um relatório facilita a identificação de áreas vulneráveis e fortalece a segurança no mercado.  De acordo com ele, a Ceasa por meio de sua segurança privada e pública consolida estatísticas mensais a respeito de ocorrências dentro do entreposto. Ele afirma que, de janeiro a novembro, apenas 49 ocorrências foram registradas, o que representa uma média de 5,44/ mês.

“A maioria é de pequenos furtos. O grande diferencial de realizar um acompanhamento permanente e diário é ter controle sobre todas as áreas. Assim, é possível saber onde está vulnerável e reforçar a vigilância no local. No entanto, é importante frisar que todos que circulam a no mercado, sejam destinados para a atividade de segurança ou não devem funcionar como se fossem olhos e ouvidos da Ceasa”, conclui.

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