Ceasa Ceará doou mais de 800 toneladas de alimentos em 2013

5 de fevereiro de 2014 - 11:25

Atualmente, 220 permissionários da Ceasa Ceará são cadastrados no programa Mesa Brasil Sesc. Somente no ano passado, 805.425 toneladas de alimentos foram arrecadadas no entreposto de Maracanaú.

 

Jogar fora no lixo. Esta é uma das frases que está mais fora de contexto na atualidade. E se a expressão estiver relacionada à comida, a situação é bem pior. Nos tempos modernos, a tecnologia tem proporcionado muitos avanços e um deles é a segurança alimentar que envolve a refrigeração e conservação dos alimentos, podemos contar também com o aproveitamento e a reciclagem. À primeira vista, nada vai para o lixo, tudo se aproveita.  Essa lei também é válida nas Centrais de Abastecimentos por todo o Brasil. Na Ceasa Ceará não poderia ser diferente.

Um dos principais beneficiados com doações de alimentos feitas pela Ceasa e, portanto, responsável pelo aproveitamento de grande parte dos hortigranjeiros é o programa Mesa Brasil do Serviço Social do Comércio (Sesc). A parceria que já existe há cinco anos é um sucesso e vem crescendo. Atualmente, 220 permissionários estão cadastrados e doam frutas, legumes, verduras, cereais, laticínios, entre outros alimentos ainda em bom estado, mas que não seriam comercializados. De acordo com dados do Sesc, somente no ano passado, 805.425 toneladas de alimentos foram arrecadadas na Ceasa. Um número superior, se comparado com a arrecadação de 2012, quando foram doados 760.853 toneladas de alimentos. Em 2011, foram 431.069 toneladas.

A diretora regional do Sesc, Regina Leitão, explica que o Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de solidariedade que atua na área de segurança alimentar e nutricional, através da doação de alimentos a entidades sociais que atendem a pessoas em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social. Paralelamente, desenvolve ações educativas voltadas para o consumo consciente dos alimentos e resgate da cidadania. Essa rede, segundo ele, funciona por meio de parceria com doadores, entidades sociais e voluntários. “Esta é uma iniciativa do Sesc que dissemina a cultura da responsabilidade compartilhada para a garantia do direito humano à alimentação.

O Mesa Brasil Sesc existe há 10 anos como Rede Nacional, mas no Ceará é uma realidade há onze anos. Inicialmente, no Ceará, com o nome de ‘Amigo do Prato’ e depois integrou a Rede Nacional”, destaca Regina Para a diretora regional, as vantagens são diversas, indo da redução de custos com descarte de produtos fora dos padrões de comercialização, mas próprios para consumo, até  a participação em ações educativas sobre temas de interesse comum da sociedade.

Ela explica que todo e qualquer alimento é recebido: frutas, legumes e verduras, frios e laticínios, grãos e cereais, enlatados e conservas, pães e massas, carnes e derivados. Ao receber a doação, a equipe técnica do Sesc, composta por nutricionistas, faz a triagem dos alimentos, condicionamento dos mesmos e, logo em seguida, a distribuição pra as entidades sociais cadastradas no Programa Mesa Brasil do Ceará. “O Mesa Brasil Sesc e o doador tem uma relação bem próxima, estabelecendo local, dia e horário para a retirada da doação. Técnicos do Programa avaliam a qualidade dos alimentos, as condições de consumo e transporte adequados.O Programa dispõe de equipe técnica e operacional devidamente qualificada para executar com eficácia a retirada e distribuição da doação, além do acompanhamento e monitoramento das ações”, conclui.

Assessoria de Imprensa da Ceasa Ceará

Karla Camila – (85) 3299-1701 | 88174743 imprensa@ceasa-ce.com.br   .