Preço do tomate cai pela metade

29 de outubro de 2013 - 13:16

O tomate está, diariamente, na mesa dos brasileiros, seja como tempero, no molho ou na salada. Este ano, a estiagem e a entresafra prejudicaram a produção tanto nos estados do Nordeste como em Minas Gerais e Espírito Santo. As conseqüências são as variações de preços. Na semana passada, a caixa com 25 quilos do produto estava sendo vendida nas Centrais de Abastecimento do Ceará (CEASA-CE) por R$50,00. Contudo, no último sábado (26), a chagada de dois carregamentos enviados de áreas irrigadas dos estados de Espírito Santo e Bahia, ambos com 14 toneladas, refletiu positivamente no preço do tomate reduzindo o valor da caixa pela metade, ou seja, R$25,00.

No Ceará, o tomate é produzido na Serra da Ibiapaba, especificamente nos municípios de Tianguá, Guaraciaba do Norte, São Benedito, Ubajara e Ibiapina. Contudo, o Estado conta com apoio da safra da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo, estados onde a colheita está reduzida devido à entresafra. Porém, durante esta semana, houve uma acelerada na colheita em áreas irrigadas nos estados citados, o fato beneficiou o Ceará que recebeu carregamentos do legume.

Segundo Odálio Girão, Analista de Mercado da Ceasa, em toda a série histórica do tomate, durante estes meses do ano, a tendência é que os preços da hortaliça-fruto permaneçam elevados devido à oferta reduzida e grande procura por parte da população.  Entretanto, com apoio de estados como Espírito Santo e Bahia é possível controlar a alta no preço.

Assessoria de Imprensa

Contatos: (85) 3299-1701

imprensa@ceasa-ce.com.br