Morango: logística garante a qualidade do fruto

13 de maio de 2013 - 14:30

Higienização, temperatura e embalagem fazem parte do processo de distribuição

 

O morango que chega à mesa dos consumidores cearenses percorre um caminho longo e especial até às prateleiras dos supermercados. Na Ceasa, o fruto que chega do Espírito Santo, por exemplo, é entregue duas vezes por semana para a empresa distribuidora, o que garante bons morangos para a venda no varejo. Mas, para manter a boa apresentação e qualidade, a logística do transporte e distribuição são passos imprescindíveis.

 

Transporte

Os grandes baús transportam 27 mil quilos de morangos por carrada e são preparados para não perder o frio ao longo da viagem, fator importante para manter a qualidade da fruta durante o tempo de transporte.

A temperatura ideal, de 0º a 5º, é controlada por um sistema moderno de refrigeração e conta com sensores que monitoram constantemente a temperatura até o destino. Além disso, antes de chegar aos distribuidores, esses veículos passam por um processo de higienização.

 

Embalagem

As embalagens também fazem parte do processo e são peças fundamentais na manutenção da qualidade. Segundo Neto Pegado, vendedor da distribuidora Perboni, as embalagens passaram por um processo de adaptação ao longo dos anos, “agora elas são lisas para não correr o risco de cortar o morango e o filme, plástico que cobre, é mais fino para não machucar a fruta”.

A embalagem mais comum, em plástico, comporta 250g, armazena os morangos de forma empilhada e é coberta por um plástico filme que tem a função de proteger a fruta do contato com fungos e bactérias. Outra opção de embalagem é a bandeja reta, também em plástico, mas que tem a capacidade para 300g de morango que ficam distribuídos em fileiras. Esse tipo é utilizado para morangos de seleção especial, com tamanhos maiores, e não são comuns em mercados populares.

 

Aproveitamento

Mesmo com o cuidado necessário e devido, alguns morangos podem adquirir pequenas alterações em sua aparência por conta dos processos de manuseio e transporte. Essas frutas não se perdem, ao contrário, ganham um novo destino.

Uma triagem é realizada, separando os morangos que serão destinados à industrialização de polpas de fruta, geléias, sorvetes e outros produtos com o sabor irresistíveis do morango.

 

Serviço:

Perboni – (85) 3299.1257