Alimentos e programação para cuidar da voz

15 de abril de 2013 - 13:49

Os alimentos estão diretamente relacionados com a produção da voz. As cordas vocais são vias de passagem para os tubos digestivos e assim, fazem parte do processo de alimentação. Em comemoração ao dia mundial da voz, estabelecido em 16 de abril, a Ceasa receberá na próxima sexta (19), das 8h às 12h, uma programação sobre o tema.

 

As atividades de triagem vocal e abordagem com entrega de material educativo serão realizadas no pátio de entrada do entreposto de Maracanaú.  O público da Ceasa foi inserido na programação da 3ª Semana da Voz, que será realizada pela Secretaria de Saúde do Município entre os dias 15 e 19 de abril, nas unidades Básicas de Saúde da Família. As atividades envolverão fonoaudiólogos dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família – Nasf, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias e professores do Município. O objetivo é conscientizar consumidores, comerciantes e visitantes sobre a proteção e a qualidade vocal, incluindo também os alimentos nos cuidados necessários.

 

Para manter a qualidade vocal e evitar problemas como rouquidão, cansaço ao falar, dor, entre outros sintomas, é fundamental ter atenção em relação às comidas. Procurar consumir alimentos fibrosos, como maçã e pêra, ou cítricos, como a laranja, ajudam a limpar a garganta e a faringe.

 

Outras dicas:

 

– Durante a atividade vocal, beba água para hidratar a garganta;

– Os líquidos ingeridos, como a água, devem estar em temperatura ambiente, para que não ocorra o choque térmico, agredindo as cordas vocais;

– O consumo de leite e derivados e chocolate antes do uso intensivo da voz aumentam a secreção de muco no trato vocal e deixam a saliva mais grossa, atrapalhando o desempenho com pigarro e tosse;

– A alimentação tardia, próxima ao momento de dormir, e ainda comidas pesadas e condimentadas demais podem provocar azia, refluxo e má digestão, fazendo com que as substâncias produzidas nessas situações irritem a laringe.

 

 

Serviço:

Secretaria de Saúde de Maracanaú

Tel. (85) 3521.5067