Batatas: variedades ágata e rosada estão presentes no mercado

25 de fevereiro de 2013 - 15:49

A batata inglesa ocupa o primeiro lugar na lista das hortaliças mais ofertadas e duas variedades são encontradas nas centrais cearenses: ágata e rosada

  

Em conseqüência do trabalho de caracterização de mercado, iniciado no ano passado na unidade de Maracanaú por meio da equipe do Sistema de Informação de Mercado Agrícola (SIMA), um catálogo de variedades de hortigranjeiros comercializados nas centrais cearenses encontra-se em produção.

 

Entre os itens, a batata inglesa, produto que ocupa o primeiro lugar de consumo entre as hortaliças, pode ser encontrado em duas variedades: ágata e rosada.

A batata tipo ágata, com coloração clara e casca fina, é a mais comum e de maior procura entre as donas de casa. Na pesquisa, essa variedade é encontrada para comercialização nos tamanhos grande, médio, pequeno e “bolinha”. Esse último é selecionado e vendido, principalmente, para cozinhar e servir a batata inteira.

 

 

Fonte: Sistema de Informação de Mercado Agrícola (SIMA) – CEASA/CE.

 

Já a batata conhecida como “rosada” pela coloração de sua casca, é comercializada nos tamanhos grande, médio e pequeno. Embora o sabor seja bastante parecido, a bata rosada é mais indicada para ser consumida frita, nos formatos palito ou chips, pois possui menos água em sua poupa.

 

No geral, o tubérculo é rico em carboidratos, possui baixa quantidade de gordura e contém nutrientes como o fósforo, o potássio e o cálcio. No Ceará, o produto chega em grande escala, sobretudo, de Minas Gerais e da Bahia. No ano passado foram ofertadas 39.912,4 toneladas de batata.

 

Serviço:

Sistema de Informação de Mercado Agrícola (SIMA)

Tel. (85) 3299.1238 / 3299.1237

E-mail: sima@ceasa-ce.com.br