Ceasa comemora 40 anos de abastecimento alimentar no Ceará

26 de novembro de 2012 - 19:36

As comemorações serão realizadas nesta quarta (28), a partir das 8h, com missa em ação de graças e serviços sociais para população


Em alusão aos 40 anos de atuação da Centrais de Abastecimento do Ceará S/A (Ceasa), o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realiza na próxima quarta-feira (28), a partir das 8h, uma comemoração aberta ao público.


A programação inclui missa em ação de graças, ato solene e serviços sociais. A abertura contará com a apresentação da banda da 10ª Região Militar e ao longo do dia serão oferecidos gratuitamente serviços nas áreas de saúde, cidadania e cultura, com o lançamento do projeto “Ceasa Cidadania”.


A população receberá orientações para prevenção e tratamento de doenças, informações nutricionais, odontológicas e de natureza jurídica e empresarial. Também estão previstos jogos e apresentações culturais com artistas do folclore e humor cearense, convidados para animar a festa.


As atividades contam com o apoio do Grupamento de Socorro e Urgência do Corpo de Bombeiros, do projeto Mesa Brasil SESC, da Faculdade Estácio, do Sebrae, da Defensoria Pública do Ceará e da 10ª Região Militar. A entrada acontecerá pelo portão de pedestres da Ceasa e a comercialização e o estacionamento funcionarão normalmente.


O evento marca uma série de ações e novidades planejadas em um calendário para o próximo ano de história da Ceasa. Para 2013, a Diretoria espera contar com novos investimentos em estrutura, tecnologia e informação de mercado, como o lançamento do “Índice de Preço Ceasa (IPCE)”, um balizador de preços de hortigranjeiros, e outras ações para marcar a trajetória do abastecimento alimentar ao longo de quatro décadas.

 

“A Ceasa é um instrumento essencial para a comercialização de produtos hortigranjeiro, que está ampliando o seu espaço de atuação devido à sua importância para o abastecimento alimentar dos cearenses. Hoje, temos as unidades do Cariri e de Tianguá que também estão sendo utilizadas pelos agricultores familiares para comercializar sua produção com as grandes redes”, afirmou o secretário Nelson Martins.


História

Inaugurada em 09 de novembro de 1972, no governo de César Cals, com o objetivo de centralizar a distribuição do hortigrajeiros, a Centrais de Abastecimento do Ceará S.A (Ceasa/CE) fazia parte do Programa Nacional do Controle de Abastecimento de Produtos Hortigranjeiros, implantado pelo Sistema Nacional de Centrais de Abastecimento (Sinac), órgão do Governo Federal, responsável pela construção do grupo de 21 centrais de abastecimento.


A comercialização de hortigranjeiros cearense, antes concentrada em pequenos mercados localizados no centro, foi transferida para terras do município de Maranguape, que mais tarde tornou-se parte do distrito industrial de Maracanaú. O equipamento contou, inicialmente, com cinco galpões permanentes e um galpão não-permanente, onde foi comercializado o volume de 12.000 toneladas apenas nos três primeiros meses de funcionamento. Em um ano, alcançou 70.000 toneladas de hortigranjeiros.

 

Hoje, preservando a missão de assegurar condições excelentes de abastecimento alimentar, buscando a plena satisfação dos produtores, usuários e consumidores, a CEASA Ceará é uma empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado e continua expandindo. A atuação como membro da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (ABRACEN) e da World Union of Wholesale Market (WUWM) também é um destaque para a Ceasa Ceará.

 

A unidade central comercializou no ano passado mais 464.000 toneladas, marca que deve ser ultrapassada ainda este ano. Além disso, nos últimos dez anos, 1.440 municípios distintos, considerando os estados brasileiros, ofertaram nesse mercado, sendo 144 do próprio Estado.

 

Para os que vivem a CEASA Ceará, a centrais de abastecimento representa mais que uma potencial econômica e, sobretudo, é um bem social, gerando 10.000 postos de trabalho e movimentando uma população flutuante de 15.000 pessoas por dia.

 

No que se refere aos novos mercados e entrepostos, a CEASA conta com mais duas unidades. A unidade instalada na região serrana da Ibiapaba foi inaugurada em 4 de abril de 1977. Localizada no município de Tianguá, comercializou no ano passado mais de 72.000 toneladas.

 

A última expansão concretizada beneficiou uma das regiões que mais cresce no Estado: o Cariri. Na cidade de Barbalha, a CEASA Cariri foi inaugurada em 23 de fevereiro desse ano e nos primeiros oito meses ofertou uma média de 3.000 toneladas por mês, representando 70% do que foi estimado, gerando, em termos de valor, R$5,2 milhões/mês.

 

Em desenvolvimento, algumas ações são destaque na atuação da diretoria atual da CEASA, são elas: a expansão e relocalização do entreposto da Ibiapaba; a modernização do interior e dos equipamentos da unidade de Maracanaú; o varejão aos sábados; a Feira Flor Ceasa; o projeto Ceasa nos Bairros; e o fortalecimento da agricultura familiar.

 

Assessoria de Imprensa Ceasa Ceará

Raissa Karen – (85) 3299.1701 | 8803.5121

imprensa@ceasa-ce.com.br

Twitter: @ceasace

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho

Assessor de Imprensa da SDA

3101.8105 | 8897.8510