Frutas exóticas: sabores e aparências que conquistam o mercado cearense

12 de novembro de 2012 - 03:00

Mirtilo, physalis e figo da índia são exemplos de frutas exóticas que despertam curiosidade  e já existem no mercado da Ceasa

 

 

As unidades de abastecimento estão sempre abertas às diversidades de hortigranjeiro do mercado interno e internacional. Nesse sentido, além do mercado tradicional de frutas, os comerciantes dos entrepostos cearenses permanecem atentos a outras oportunidades para engrandecer e tornar competidor o comércio local.

 

A presença das frutas exóticas nos boxes da Ceasa são exemplo dos esforços dos realizados pelos comerciantes para atender e agradar à demanda dos consumidores. A diversidade é imensa e a aparência dos frutos encanta e desperta curiosidade sobre o sabor. Entre as exóticas, o mirtilo, a physalis e o figo da índia.

 

Mirtilo

 

O mirtilo, também conhecido como blueberry, chega à mesa do consumidor cearense diretamente da Argentina e pode ser apreciado em geléias, polpas de suco, sorvetes e licores. A aparência do fruto é marcada por uma cor forte, azulada e opaca, e pela polpa rosada de sabor adocicado e ácido.

Para quem comercializa, o mirtilo é um bom negócio. O alto valor comercial e a inovação no mercado das frutas, desperta nos comerciantes o interesse para que a fruta agrade ao paladar e seja cada vez mais consumida.

 

Physalis

 

De aparência exótica, a physalis ou canapum, é mais comum no Nordeste do que se imagina. Nos sertões nordestinos os canapuns são encontrados nas regiões de lavouras e servem para alimentação humana. A fruta é importada para o mercado cearense da Colômbia e encanta pela apresentação.

O pequeno fruto, envolvido em uma casca seca, como uma espécie de vaso, é de cor alaranjada, possui uma polpa recheada de sementes escuras e pode ser saboreado in natura ou em compotas, sorvetes e doces. 

 

Figo da Índia

 

O figo da índia chega à Ceasa do México e tem um formato achatado, onde prevalece a cor verde. Pode ser consumido ao natural, em sucos, geléias e doces. A casca com textura áspera e pequenos espinhos esconde um segredo para o consumo. Para provar e aprovar o fruto deve-se retirar os espinhos com uma pinça de inox, partir ao meio e consumir a polpa com o auxílio de uma colher.

 

Outras frutas exóticas encontradas no mercado da Ceasa:

 

Serviço:

Lojas especializadas:

De Marchi – (85) 3308.0400

Perboni – (85) 3299.1254