Ceasa 40 anos: qualidade na mesa dos cearenses

9 de novembro de 2012 - 13:00

Exatamente há 40 anos, no dia 9 de novembro de 1972, era inaugurada a Centrais de Abastecimento do Ceará – CEASA. Distante territorialmente, naquela época, do fervor do desenvolvimento urbano, já nascia com o destino de ser sinônimo de potência econômica e social para o Estado.

 

A CEASA Ceará foi mais um fruto do Programa Nacional do Controle de Abastecimento de Produtos Hortigranjeiros, implantado pelo Sistema Nacional de Centrais de Abastecimento (Sinac), órgão do Governo Federal. O Decreto federal nº 705002/72 determinou que as ceasas atuassem na atividade de centralizar o comércio de hortigranjeiros e caberia à Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal) gerir as centrais estaduais. Instituída no governo de César Cals, com o objetivo de centralizar a distribuição da produção do setor, fez parte do grupo das 21 centrais construídas pelo Sinac.

 

 

 

 

A comercialização de hortigranjeiros cearense, antes concentrada em pequenos mercados nas imediações do Centro, foi transferida para terras do município de Maranguape e mais tarde tornou-se parte do distrito industrial de Maracanaú. O equipamento contou, inicialmente, com cinco galpões permanentes e um galpão não-permanente, onde foi comercializado o volume de 12.000 toneladas apenas nos três primeiros meses de funcionamento. Em um ano, alcançou 70.000 toneladas de hortigranjeiros.

 

 

Hoje, preservando a missão de assegurar condições excelentes de abastecimento alimentar, buscando a plena satisfação dos produtores, usuários e consumidores, a CEASA Ceará é uma empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado e continua expandindo.

 

A unidade central comercializou no ano passado mais 464.000 toneladas, marca que deve ser ultrapassada ainda este ano. Além disso, nos últimos dez anos, 1.440 municípios distintos, considerando os estados brasileiros, ofertaram nesse mercado, sendo 144 do próprio Estado.

Para os que vivem a CEASA Ceará, a centrais de abastecimento representa mais que uma potencial econômica e, sobretudo, é um bem social, gerando 10.000 postos de trabalho e movimentando uma população flutuante de 15.000 pessoas por dia.

No que se refere aos novos mercados e entrepostos, a CEASA conta com mais duas unidades. A unidade instalada na região serrana da Ibiapaba foi inaugurada em 4 de abril de 1977. Localizada no município de Tianguá, comercializou no ano passado mais de 72.000 toneladas.

 

A última expansão concretizada beneficiou uma das regiões que mais cresce no Estado: o Cariri. Na cidade de Barbalha, a CEASA Cariri foi inaugurada em 23 de fevereiro desse ano e nos primeiros oito meses ofertou uma média de 3.000 toneladas por mês, representando 70% do que foi estimado, gerando, em termos de valor, R$5,2 milhões/mês.

 

 

Em desenvolvimento, algumas ações são destaque na atuação da diretoria atual da CEASA, são elas: a expansão e relocalização do entreposto da Ibiapaba; a modernização do interior e dos equipamentos da unidade de Maracanaú; o varejão aos sábados; a Feira Flor Ceasa; o projeto Ceasa nos Bairros; e o fortalecimento da agricultura familiar.

Raissa Karen – (85) 3299.1701 | 8803.5121

imprensa@ceasa-ce.com.br

 Twitter: @ceasace