Conheça a hortaliça que você consome

24 de outubro de 2012 - 11:53

 

Três grupos compõem as hortaliças: tuberosas,  herbáceas e fruto. Você sabe qual delas está presente em sua mesa?

 

O termo “hortaliça” não é comum para todos os consumidores. Alguns o relacionam imediatamente com as conhecidas “verduras”, mas o grupo traz uma divisão por classes pouco conhecida. O mercado cearense consome hortaliças tuberosas, herbáceas e fruto.

 

As tuberosas agrupam as raízes, os tubérculos e os bulbos. No primeiro estão, por exemplo, cenoura, beterraba e bata-doce. Entre os tubérculos a batata e os alimentos que possuem estruturas que lembram raízes, mas que na verdade são caule. E, por fim, nesse grupo, temos os bulbos, como o alho e a cebola.

 

Na segunda classe, denominada de herbáceas, encontramos a divisão em folhas, talos, hastes e flores.  Alface, couve e almeirão são folhas, enquanto aspargo e aipo tratam-se de talos e hastes. Já a couve flor e o brócolis são exemplos do último grupo apresentado.

 

As hortaliças-fruto são, quando maduras, polpudas e macias ou polpudas e duras. No primeiro caso temos o tomate, com polpa gorda e delicada. As polpas densas e bem preeenchidas ficam por conta da abóbora e da moranga, por exemplo.

 

Na Ceasa de Maracanaú, as hortaliças representam 34% do que é comercializado, segundo um estudo realizado pelo Sistema de Informação de Mercado Agrícola, considerando os volumes dos últimos quatro anos.

Assessoria de Imprensa Ceasa Ceará

Raissa Karen – (85) 3299.1701 | 8803.5121

imprensa@ceasa-ce.com.br   

Twitter: @ceasace