Cor e combinação de nutrientes para aproveitar melhor os hortigranjeiros

16 de outubro de 2012 - 13:31

Os nutrientes dos hortigranjeiros podem ser mais bem aproveitados com uma alimentação balanceada e hábitos saudáveis

 

A variedade e a apresentação dos alimentos deixaram de ser um segredo dos grandes chefes de cozinha para ser uma exigência do consumidor. O motivo da atenção nesses detalhes não está apenas no sabor ou na beleza, mas na procura cada vez mais constante pelos efeitos dos ingredientes consumidos.  

 

Em casa ou em um bom restaurante os cearenses demonstram que estão mais atentos às saladas e aos sucos, por exemplo. Para alguns, o poder dos alimentos pode ser visto pela cor. De acordo com Helena Bezerra, frequentadora assídua dos varejões da Ceasa, a cor, além de atrair, significa valor nutricional na composição dos pratos em sua casa. “Quando vou fazer o cardápio lá de casa procuro variedade e cor. A beterraba, com o vermelho vibrante, é riquíssima em ferro. Já a cenoura é boa para pele e a couve, verde, tem bastante cálcio. Para completar, uma carnezinha. Assim vou pesquisando para que o que é bom de cada um e o prato fica lindo e saudável”, deixa a dica.

 

Segundo alguns especialistas, a combinação dos alimentos, ou melhor, das substâncias contidas neles, que irão reagir no organismo, também pode fazer a diferença. E quando o assunto é combinar nutrientes, é fácil lembrar da antiga receita de suco indicada para suprir a necessidade de ferro em casos de anemia: beterraba mais laranja. A verdade é que o ferro contido na beterraba é melhor absorvido pelo corpo quando combinado à vitamina C, o que também pode ocorrer com outros nutrientes e alimentos.

 

Saiba um pouco mais sobre os hortigranjeiros encontrados na Ceasa e suas as fontes nutricionais:

 

 

 

  

Assessoria de Imprensa Ceasa Ceará

Raissa Karen – (85) 3299.1701 | 8803.5121
imprensa@ceasa-ce.com.br

Twitter: @ceasace